Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

A Prefeitura de Marília definiu o cronograma de retorno às aulas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026, que começa entre os dias 5 e 10 de fevereiro para cerca de 19 mil alunos. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Educação.
De acordo com a Prefeitura, a rede municipal é composta por 65 escolas, sendo 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 44 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), incluindo as duas unidades parceiras Lar da Criança e Amélie Boudet. Do total de estudantes, aproximadamente 10 mil estão matriculados nas Emeis e nove mil nas Emefs.
Segundo o cronograma, nas Emeis as aulas começam em datas diferentes, conforme a etapa de ensino. O nível I e o infantil II iniciam no dia 5 de fevereiro. O nível II, o maternal I e o infantil I começam no dia 6. Já o maternal II terá início no dia 10 de fevereiro.

Nas Emefs, o retorno às aulas está marcado para o dia 5 de fevereiro para os alunos do 3º, 4º e 5º anos. Os estudantes do 1º e 2º anos iniciam o ano letivo no dia 9 de fevereiro.
As reuniões de pais e responsáveis, tanto nas Emeis quanto nas Emefs, estão programadas para os dias 4 e 5 de fevereiro, em horários a serem definidos por cada unidade escolar.
A secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, destacou que, na educação infantil, os primeiros dias de aula terão horários diferenciados. “Os pais precisam ficar atentos, pois nos primeiros dias do ano letivo das Emeis há horários especiais em virtude da idade e necessidades das crianças, sendo que a própria escola informará o cronograma de cada turma”, afirmou.

Ainda segundo a secretária, eventuais dúvidas sobre o início do ano letivo devem ser esclarecidas diretamente com a escola do aluno. “É natural que surja alguma dúvida e os pais ou responsáveis devem ligar para a própria escola para mais esclarecimentos e sanar qualquer dúvida. Desejo que todos tenham um ano letivo abençoado”, disse.
A Secretaria Municipal da Educação informou também que os uniformes e os materiais escolares serão entregues diretamente nas escolas. De acordo com Rosemeire Frazon, “no máximo até o início de março todos os alunos já receberão os uniformes e todo o material escolar.”