Dani Alonso e Capitão Augusto apoiam rodeios e provas equestres

A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL) são amplamente conhecidos pelo trabalho de valorização das tradições do campo e da cultura sertaneja. Na prática, isso se traduz no apoio direto e na defesa firme de festas populares e práticas esportivas como os rodeios e as provas equestres.
“Nós fazemos questão de garantir o bem-estar dos animais por meio da autoria de projetos de lei e outras iniciativas que impõem as melhores práticas, bem como a regulamentação do manejo e de equipamentos empregados nessas manifestações culturais históricas, tão importantes para os brasileiros”, explicou Capitão Augusto.
“Eu também sou praticante de equitação, então nós vivemos essa realidade”, contou Dani Alonso. “Somos apaixonados pela lida no campo, que tanto produz, e pelas expressões culturais do sertanejo. Temos enorme carinho pelos animais de criação e defendemos que eles sejam muito bem tratados”, completou a deputada estadual.

Além de resgatarem e manterem vivo o modo de vida de grupos ancestrais, como os tropeiros, caipiras e outros povos relacionados ao ambiente rural, essas festas também têm um importante peso econômico. Segundo a Confederação Nacional de Rodeios (CNAR), anualmente mais de mil eventos do tipo movimentam cerca de R$ 10 bilhões.
É justamente por tudo isso que os deputados já destinaram mais de R$ 10 milhões para a realização dessas atividades culturais e esportivas por todo o território paulista, gerando emprego, renda e impostos. E eles fazem questão de acompanhar de perto a aplicação dos recursos, o que os levou a serem conhecidos como “Os Patronos do Rodeio no Brasil”.
Diante de tamanha importância da causa, Dani Alonso e Capitão Augusto foram responsáveis pela criação das Frentes Parlamentares do Rodeio e das Provas Equestres, tanto na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), quanto no Congresso Nacional. Destaque para a autoria da lei que reconheceu o rodeio e as provas equestres como patrimônio cultural imaterial do Brasil e, com base nela, o projeto que impede municípios de proibirem a realização desses eventos.

Os deputados também são responsáveis por projetos como o que autoriza rodeios, vaquejadas e provas de laço a receber recursos da Lei Rouanet; o que autoriza apostas, devidamente regulamentadas, em provas equestres; o que reduz impostos para importação de animais e equipamentos envolvidos em competições de rédeas; entre outros.
Recentemente, inclusive, Dani Alonso e Capitão Augusto realizaram uma audiência pública visando a criação do Dia Nacional das Provas Equestres. “Os rodeios e as provas equestres são paixões nacionais, motivos de orgulho, e fazem parte de um importante filão econômico, então precisamos defender que existam e garantir que continuem”, explicaram os deputados.