MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 13 dez. 2025
CIDADE

Marília prevê mutirões mensais para facilitar renegociação de dívidas com o município

Iniciativa parte da integração entre os órgãos; avanço no atendimento ao cidadão.
por Ramon Barbosa Franco
Iniciativa oferece conciliação antes da cobrança judicial em Marília (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília ampliou a parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e com o Procon e passará a realizar, a partir deste mês, mutirões mensais exclusivos para negociação de débitos municipais.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Administração e tem como objetivo facilitar acordos, reduzir o número de ações judiciais e ampliar as alternativas de conciliação aos contribuintes.

Segundo a Prefeitura, os mutirões buscam oferecer ao cidadão a possibilidade de regularizar pendências financeiras de forma rápida e consensual, antes que as dívidas sejam encaminhadas para cobrança judicial. De acordo com a legislação tributária, esse encaminhamento pode resultar em medidas como penhora de bens, bloqueio de contas bancárias ou leilão de imóveis.

A gestora do Cejusc de Marília, Juliana Raquel Nunes, afirmou que a prioridade da iniciativa é estimular soluções negociadas. “Aderindo aos mutirões, os contribuintes têm um importante espaço de escuta, além de evitarem maiores desgastes e custos decorrentes de uma ação judicial”, destacou.

A diretora do Procon Marília, Valquíria Alves, avaliou a integração entre os órgãos como um avanço no atendimento ao cidadão. “Essa integração entre Prefeitura, Procon e Cejusc representa um grande avanço na forma de atender o cidadão. Agora, além da orientação adequada, oferecemos um caminho mais rápido e eficiente para que o contribuinte solucione pendências e evite consequências mais graves no futuro. É um ganho de agilidade, segurança jurídica e acolhimento para quem precisa regularizar sua situação”, afirmou.

Conforme divulgado pela administração municipal, os mutirões permitirão a renegociação de tributos como IPTU, ISS, taxas e outros débitos municipais. Os contribuintes também receberão orientações sobre formas de pagamento, parcelamentos e demais possibilidades de regularização previstas em lei.

Com a realização mensal dos atendimentos, a Prefeitura de Marília espera ampliar o acesso à conciliação, diminuir a judicialização das cobranças e facilitar a regularização fiscal dos contribuintes. As datas e os horários dos próximos mutirões serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura e do Cejusc.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
  • 2
    Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília
  • 3
    Mulher é encontrada morta; polícia investiga feminicídio
  • 4
    Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no MontanaVídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas 
Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas 
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídioJustiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio
Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio
HOMICÍDIO
Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de MaríliaJovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília
Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília

Últimas notícias

MAC sofre segunda derrota seguida e cai para lanterna na Copa Paulista
Caminhão carregado com 70 toneladas erra trajeto e fica atolado em estrada rural
Tarcísio é confirmado em SP e convenções ampliam disputa presidencial
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 100 milhões neste domingo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie