Alunos da rede municipal escrevem livro sobre memória e identidade cultural de Ourinhos

Foi lançado nesta terça-feira (9) o livro Ourinhos – A cidade da gente, produzido por estudantes da rede pública municipal. A informação é da Secretaria Municipal da Educação. A obra reúne textos de 10 turmas das Emefs Professora Amélia Abujamra Maron e Professor José Alves Martins, que pesquisaram patrimônios culturais e ambientais da cidade.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Editora Olhares, com apoio da CBA e viabilização pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura.
De acordo com a pasta, cada turma selecionou um patrimônio local para investigar. Entre os temas pesquisados estão o rio Pardo, o bairro Jardim Itamaraty, a Estação Central e a cerâmica.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram, contribuindo com textos sobre o tema “Mundo do trabalho – Memórias da EJA”. Um dos relatos publicados é o da aluna Renata de Abreu Pinto, que escreveu sobre a visita ao Senai. “Foi uma noite gratificante, em que a aprendizagem foi sobre qualificação de profissionais. Lá vimos que a modernidade está avançada, que antigamente não tínhamos essas máquinas como vimos lá. Hoje, temos cursos profissionalizantes. Antigamente não se precisava de curso para trabalhar. Hoje, sem um curso, não chegamos a lugar nenhum.”
O secretário municipal de Educação, Anderson Vieira, destacou na apresentação do livro que o projeto ampliou a relação dos estudantes com a cidade. Segundo o gestor da pasta, a rede municipal receberá 2.650 exemplares para uso didático.
“O projeto ‘A Cidade da Gente’ nos mostrou a riqueza de nosso município sob uma ótica diferente, com o apoio da população e do olhar de nossos alunos. Ao mapear memórias, espaços e histórias locais, os estudantes foram convidados a assumir uma postura investigativa, produzindo narrativas, imaginando transformações e expondo suas visões de futuro”, afirmou. Vieira acrescenta que o livro ajuda a aproximar crianças e jovens dos espaços urbanos que fazem parte de seu cotidiano.
A distribuidora do projeto informa que os exemplares serão destinados às escolas municipais e que uma versão digital está disponível no site www.acidadedagente.com.br. A obra integra a coleção A cidade da gente, que já publicou livros sobre mais de 40 cidades do país e completou 10 anos em 2025.
O livro conta ainda com a participação da escritora Luciana Nabuco e ilustrações de Olavo Costa e Jordí. Entre os profissionais envolvidos no projeto está também a jornalista e escritora Sibélia Zanon, além do Estúdio Rebimboca, responsável pela concepção gráfica.