Prefeitura autoriza revitalização de R$ 580 mil da UBS São Judas Tadeu

A Prefeitura de Marília autorizou na manhã desta terça-feira (2) a reforma e revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Judas Tadeu, localizada na rua Ribeirão Preto, 510, na zona norte. Segundo a administração municipal, o investimento total será de R$ 586.884,54, destinado à modernização, acessibilidade e melhorias estruturais da unidade. A obra integra o conjunto de 18 intervenções anunciadas na área da saúde, das quais 10 já foram concluídas e entregues.
De acordo com informações da Prefeitura, a UBS receberá substituição completa da cobertura, com nova estrutura de madeira e troca total das telhas de barro; modernização das instalações elétricas, incluindo luminárias e projetores LED; renovação dos acabamentos internos e externos, com massa corrida e pintura; adequações de acessibilidade, como novos lavatórios, cubas, torneiras clínicas e sanitário adaptado; além de reforço estrutural, com obras de alvenaria e tratamento de fissuras.
A cerimônia de autorização contou com as presenças do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, do presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde (PSDB), e do secretário municipal da Infraestrutura, Johnny Mota Pereira. “Em menos de um ano já autorizamos 18 obras somente na área da saúde, e dez delas já foram concluídas. A saúde estava abandonada e estamos priorizando as unidades e serviços que se encontravam em condições precárias”, declarou o prefeito.

A secretária da Saúde afirmou que a revitalização atende demanda antiga dos usuários. “Vamos dar acolhimento e um local mais seguro para os nossos funcionários e, especialmente, dignidade para os nossos pacientes, com um ambiente de total acessibilidade”, disse Paloma Libanio.
Profissionais e moradores também comentaram a autorização da obra. A enfermeira Raulina Araújo Moreira afirmou que a unidade “necessita ser reformada com urgência” e agradeceu pela decisão. A paciente Esmeralda Romo Ferrari destacou que mora há mais de 40 anos no bairro e disse “só ter a agradecer” pela iniciativa. O presidente da Câmara, Danilo da Saúde, declarou que a situação da UBS era “retratro do abandono” e que a atual gestão trabalha para reverter esse cenário.

A UBS São Judas Tadeu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e atende cerca de quatro mil pessoas. A unidade oferece serviços médicos, odontológicos, psicológicos, nutricionais, de fisioterapia, pré-natal, puericultura, imunização, curativos, atendimento à saúde da mulher, administração de medicação e teste do pezinho. A equipe é coordenada pelas enfermeiras Mirella Aranão Marconato, Renata Rodrigues Plácido e Raulina Araújo Moreira, e conta com médicos, psicóloga, profissionais da equipe e-multi, agentes comunitários e de endemias, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem. Além do bairro São Judas Tadeu, a unidade atende outras regiões próximas.