Vacinação contra a raiva começa amanhã

Devem ser vacinados todos os animais a partir dos três meses de vida
Começa neste sábado (3) a 37ª Campanha de Vacinação Antirrabica em Marília. Amanhã funcionarão os postos da zona norte. Dia 10, das zonas leste e oeste e no dia 17, os da zona sul.
Segundo Lupércio Garrido Netto, coordenador do setor de Zoonoses da secretaria, Marília tem cerca de 30 mil cães e gatos. Devem ser vacinados todos os animais a partir dos três meses de vida.
“Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual sendo o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Quem ainda não vacinou o seu animal esse ano deverá, portanto, faze-lo. Teremos mais uma vez a importante parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unimar”, comentou Lupércio.
No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre, enquanto o cão, em alguns municípios, continua sendo fonte de infecção importante.
Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.
A raiva é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.
O vírus da raiva age no sistema nervoso central e causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios.
A partir deste local, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.