Haddad afirma que governo Lula estuda tarifa zero no transporte público
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe econômica realiza um estudo abrangente sobre o setor de transporte público no Brasil para avaliar a possibilidade de implantação da tarifa zero.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Atualmente, o modelo de transporte gratuito é adotado integralmente em 136 municípios brasileiros, em sua maioria de pequeno e médio porte. Em capitais como Brasília e São Paulo, a gratuidade ocorre apenas aos domingos e feriados.
“É um tema já antigo no Brasil. Nós sabemos que o transporte público, sobretudo o urbano, é uma questão importante para o trabalhador. Neste momento, estamos fazendo uma radiografia do setor, a pedido do presidente. Há vários estudos sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor”, disse Haddad.
PONTOS AVALIADOS
Segundo o ministro, o governo pretende levantar informações sobre: custos do setor, subsídios públicos aplicados, participação das empresas por meio do vale-transporte, e gastos diretos dos trabalhadores.
Haddad destacou ainda que o estudo deve identificar gargalos tecnológicos e possibilidades de inovação para o financiamento do transporte coletivo.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Enquanto o governo discute o tema, movimentos sociais organizam ações em defesa da gratuidade.
Em Brasília, ocorre até o dia 10 de outubro a Caravana pela Tarifa Zero, promovida pelo Movimento Passe Livre (MPL). A mobilização inclui aulas públicas, audiências, panfletagens e reuniões com parlamentares e representantes do Executivo para discutir alternativas de implantação do modelo.