Unimar inaugura centro de pesquisa do Ibict com foco em IA

A Universidade de Marília (Unimar) sediou, nesta segunda-feira (29), a instalação oficial do primeiro escritório de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) fora do eixo Rio de Janeiro–Brasília.
A iniciativa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, consolida Marília como polo nacional de pesquisa em Inteligência Artificial (IA) e fortalece a parceria entre academia, governo e setor produtivo.
O diretor do Instituto Brasileiro, Tiago Braga, destacou a descentralização e a criação de soluções tecnológicas adaptadas às demandas brasileiras. “Estamos assinando um protocolo de intenções que vai evoluir para planos de trabalho voltados ao desenvolvimento de inteligência artificial proprietária, desenvolvida e treinada no Brasil. Isso garante soberania e compreensão dos problemas locais, com soluções eficazes para a população”, afirmou.

Braga também ressaltou o caráter inédito da parceria com a Unimar, por se tratar de uma instituição privada. “O Ibict tem acordos com entidades nacionais e internacionais, como a Unesco e Tribunais de Justiça, mas esta é a primeira parceria com uma universidade particular.”
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, classificou o momento como histórico. “Ter a descentralização desse importante órgão do governo é um marco para a Universidade de Marília. Essa parceria aproxima ciência, tecnologia e inteligência artificial de todos os cursos da instituição”, afirmou.

O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, acrescentou que os projetos já estão em andamento. “Temos alunos trabalhando, e a expectativa é de ampliar rapidamente o número de pessoas envolvidas. Marília entra, de fato, no mapa da pesquisa em inteligência artificial do Brasil.”
Segundo o coordenador, as soluções em desenvolvimento terão caráter interdisciplinar, abrangendo áreas como educação, saúde, alimentação, tecnologia e gestão pública. Embora a cidade tenha vocação para a saúde e o agronegócio, a proposta é atender a diferentes demandas da sociedade e da indústria.

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), comemorou a escolha da cidade e revelou que Marília superou Campinas na disputa pelo escritório. “Marília está se consolidando verdadeiramente como um polo de tecnologia. O objetivo é democratizar o acesso à inovação”, afirmou.
O escritório Ibict/Unimar está instalado no Parque Tecnológico da universidade, que já abriga mais de 30 empresas. A pró-reitora Fernanda Serva destacou que a presença do governo era o que faltava para completar a hélice de inovação no parque.

A expectativa é que o investimento e a base científica trazidos pelo Ibict gerem, nos próximos anos, resultados expressivos, como o desenvolvimento de tecnologias, patentes e projetos em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com impacto direto aos alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores.

