Prefeitura lança plano de enfrentamento às arboviroses

A Prefeitura de Marília apresenta nesta sexta-feira (26), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. O documento define ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A solenidade é voltada a representantes da saúde, lideranças da sociedade civil, profissionais do setor hospitalar e da imprensa.
Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, o plano foi construído de forma conjunta. “Este plano foi construído de forma conjunta, envolvendo diferentes setores estratégicos – como a Vigilância em Saúde, a Atenção Primária, Assistência Especializada, entre outros. Ele tem como objetivo organizar e unificar as ações dos serviços de saúde do município, garantindo que todos os profissionais saibam como agir e encaminhar corretamente, assegurando um cuidado ágil e de qualidade para a população”, afirmou.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o plano contempla os eixos de vigilância epidemiológica e entomológica, prevenção, controle vetorial, assistência à população, comunicação social e mobilização comunitária.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o papel da comunidade. “A nossa proposta é reduzir, de maneira contínua e sustentável, a incidência e os impactos decorrentes das doenças transmitidas pelo Aedes, por meio de estratégias planejadas e coordenadas, que envolvam não apenas os serviços de saúde, mas também a participação ativa da comunidade como elemento essencial para o êxito das ações”, disse.
Entre as medidas previstas estão monitoramento de dados epidemiológicos, capacitação de profissionais, campanhas de divulgação e ações de combate ao mosquito. O plano também prevê a atuação de um comitê de enfrentamento e a implementação de um plano de contingência, caso necessário.
Na quinta-feira (25), a Secretaria promoveu apresentações internas para gestores e agentes de saúde. À tarde, o documento também foi discutido com responsáveis pelas unidades de saúde. Ainda nesta sexta-feira, no período da tarde, será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde (Comus).
