Novo PAC vai destinar R$ 42 milhões a obras de drenagem em Marília
O Governo Federal selecionou Marília para receber R$ 42.584.825,10 em recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados a obras de drenagem de córregos e canais de escoamento de chuvas.
As intervenções vão contemplar três regiões críticas da cidade: o córrego do Pombo (zona oeste), o canal da Mariápolis (zona norte) e o canal Assad Haddad (zona leste), conforme o Marília Notícia já havia publicado na semana passada.
O investimento integra o eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, no subeixo “Prevenção a Desastres – Drenagem Urbana”, conforme definição do Ministério das Cidades. Marília é a quinta entre as 12 cidades do Estado de São Paulo com maior aporte para esse tipo de obra.
O objetivo principal é combater inundações e proteger comunidades situadas próximo aos córregos e áreas de risco, evitando prejuízos causados pelas fortes chuvas, como já ocorreu em episódios recentes.
Ainda não foram divulgados, publicamente, os detalhes específicos de cada subobra — como o cronograma, valores individuais por canal e escopo completo de intervenções técnicas, que constarão nos editais de licitação.