Marília recebe exposição de Walter Lewy, referência do surrealismo no Brasil

A Galeria Municipal de Artes de Marília abre neste próximo sábado (27), das 16h às 19h, a exposição “Walter Lewy e o Surrealismo!”, com 18 obras do artista, pertencentes à coleção de Aline Oliva e Mário Bazzo Bertoncini. A mostra ficará aberta ao público até 18 de outubro de 2025, no Complexo Cultural Braz Alécio, localizado na avenida Sampaio Vidal, 245, no Centro.
Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, a exposição foi contemplada no Edital 06/2024, do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024), em parceria com o Ministério da Cultura, e conta com apoio da Santa Amora Educação e Arte, Adega’s Marília e Mustache Marketing.
No dia 18 de outubro, das 14h às 17h, haverá uma roda de conversa na Galeria, com a participação do artista plástico Sérgio Doretto, voltada a estudantes, professores e jovens artistas interessados em discutir a trajetória de Walter Lewy e o movimento surrealista.

Nascido em 1905 na Alemanha, Lewy emigrou para o Brasil em 1938, após ser impedido de atuar no meio artístico por sua origem judaica. Radicado em São Paulo, participou de importantes mostras nacionais e internacionais, como a Bienal Internacional de São Paulo e o Salão Nacional de Arte Moderna.
Considerado um dos principais expoentes do surrealismo no país, o artista defendia que “O surrealismo, mais do que uma escola ou um estilo, é um modo de viver, uma filosofia de vida, uma maneira de encarar e manifestar coisas. Sempre se renova, já que a imaginação não tem limites, e não se acabará como um movimento qualquer de arte.”


