Falta de energia suspende aulas e vacinações quase 24h após ventania

A queda de energia provocada pela ventania que atingiu Marília nesta segunda-feira (22) levou a Prefeitura a suspender aulas em escolas municipais e a interromper vacinações em unidades de saúde. O problema ainda afeta várias regiões da cidade nesta terça-feira (23).
Na rede de ensino, estão com atividades suspensas as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Colibri, Meu Anjo, Sítio do Pica Pau, Fernando Mauro, Saci Pererê, Chapeuzinho Vermelho, Bem-te-vi e Copo de Leite. Entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), foram atingidas Antônio Garcia Egéa, Paulo Freire, Nivando Mariano dos Santos e Nicácia Garcia Gil.
“A decisão foi tomada para garantir a segurança de todos e para possibilitar a avaliação das condições necessárias para a retomada das atividades”, informou a Prefeitura em nota. As demais escolas funcionam normalmente.

Na área da saúde, foram suspensas as ações de vacinação em diversas unidades. Na zona sul, estão sem atendimento os postos Parque dos Ipês, Planalto, São Bento, Santa Augusta, Jóquei, Santa Paula, Marajó, Toffoli, Vila Hípica e Vila Real.
Na zona oeste, os postos Bandeirantes, Chico Mendes e Flamingo permanecem fechados. Já na zona norte, não há atendimento nas unidades da Vila Barros, Castelo Branco, Palmital, Santa Antonieta, Santa Antonieta 2 e Liliana.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que algumas unidades já foram incluídas na rota de entrega de vacinas para normalização dos serviços, como São Miguel, Figueirinha, 1° de Maio, Altaneira, Vila Nova, Jardim Marília, Jardim Cavallari e Alto Cafezal.
Em nota, a pasta orientou que, em caso de necessidade imediata de imunização, os pacientes procurem qualquer unidade do município, já que a vacinação pode ser feita em todos os postos.
A CPFL Paulista, responsável pelo fornecimento de energia, afirmou que equipes atuam de forma contínua nos reparos. Segundo a concessionária, a maior parte dos clientes já teve o serviço restabelecido, mas ainda restam ocorrências pontuais que exigem reconstrução de rede e substituição de postes.
“Esses casos seguem sendo priorizados e em atendimento, com o compromisso de restabelecer o serviço no menor tempo possível”, informou a distribuidora.
A empresa reforçou a orientação para que a população não toque em fios partidos, galhos ou objetos em contato com a rede elétrica. Situações desse tipo devem ser comunicadas pelos canais oficiais: site [acesse aqui], aplicativo CPFL Energia (iOS e Android), WhatsApp (19) 99908-8888 e Call Center 0800 010 1010.