Ventos passam dos 86 km/h e deixam rastro de destruição

Uma tempestade severa atingiu a região, deixando um rastro de estragos em Marília e em diversas outras cidades. Oito pessoas ficaram feridas no Estado de São Paulo, conforme a Defesa Civil.
Em Marília, os ventos chegaram a 86,4 km/h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), derrubando árvores e destelhando construções. Na rua Capitão Durval de Castro e Silva, no Jardim Esplanada, uma árvore caiu e bloqueou a saída de moradores.
Na zona norte, a estrutura de um supermercado em construção, na avenida Eugênio Coneglian, foi danificada pelo vento. A queda de árvores também foi registrada em diferentes pontos da cidade, como no campo de futebol da Vila Altaneira, na zona leste, e no Jardim Acapulco, na zona oeste, onde um carro foi atingido.

A força do vento derrubou ainda a fachada da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, na avenida Santo Antônio. No Parque das Azaleias, na zona sul, casas tiveram os telhados danificados.
No Jardim Bandeirantes, moradores relataram falta de energia elétrica, que persistia por volta das 14h30, além de interrupção no abastecimento de água.
Parte da torre da Itaipu FM não resistiu à tempestade; uma estrutura ficou pendurada e a rádio saiu do ar.

Região também sofreu estragos
A destruição se estendeu a outras cidades. Em Pompeia, a estrutura do rodeio foi completamente destruída. Em Paraguaçu Paulista, o muro do Tênis Clube cedeu. Em Garça, diversas árvores caíram. Em Cafelândia, uma tempestade de areia acompanhada de ventos fortes deixou rastros de destruição pelas ruas e avenidas.
Em Vera Cruz, uma tenda montada para receber a romaria no fim de semana desabou com a força do vento. Além disso, o município registrou rajadas de 90 km/h, de acordo com o radar de monitoramento.

Alerta Laranja e energia
A energia elétrica está sendo restabelecida gradualmente em diversos bairros de Marília e da região. Mas por conta da interrupção no serviço, a RIC Ambiental informa que as fortes rajadas de vento registradas em Marília provocaram quedas de energia em diferentes pontos da cidade e afetaram o funcionamento de equipamentos essenciais ao sistema de abastecimento de água.
Com as bombas de captação e parte dos reservatórios comprometidos, algumas regiões já registram instabilidade no fornecimento. “Equipes da concessionária trabalham de forma preventiva para minimizar os transtornos e estão em contato direto com a empresa de energia para garantir o restabelecimento o mais rápido possível”, afirma a concessionária.
A Defesa Civil mantém os municípios em alerta laranja na região e reforça a orientação para economia de água, já que a normalização do abastecimento ainda depende da estabilidade do sistema.




