MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 22 set. 2025
PLENÁRIO

Danilo da Saúde solicita audiência para tratar da violência contra a enfermagem

Categoria cobra ações mais efetivas para a proteção dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde.
por Marília Notícia
Presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde (Foto: Wilson Ruiz)

Audiência pública para tratar da violência contra a enfermagem é solicitada pelo presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), em requerimento que será votado nesta segunda-feira (22), na sessão ordinária do Legislativo. Segundo ele, o debate deve ocorrer em outubro deste ano, em data ainda a ser definida.

No início deste mês, audiência sobre este importante tema foi realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e reuniu aproximadamente 300 profissionais de enfermagem de diferentes regiões, que cobraram ações mais efetivas para a proteção da categoria que atua na linha de frente da saúde.

“Os dados apresentados pelo Coren-SP na audiência são assustadores. A maior parte dos profissionais de enfermagem é de mulheres, cerca de 86%, e essa violência contra a categoria não deixa de ser também contra as mulheres. Sondagem mostrou ainda que, de cada dez profissionais, oito já sofreram algum tipo de violência, seja ela verbal, psicológica ou física. Ou seja, é de extrema importância que se promova um debate público sobre este tema e, dessa forma, em conjunto, encontrarmos soluções efetivas para a proteção destes profissionais, que são tão importantes para a saúde e à assistência da população”, diz o presidente da Câmara de Marília.

Danilo da Saúde aponta ainda que na audiência realizada na Alesp foi informado que 57% dos locais de trabalho não oferecem apoio ao profissional de enfermagem que é vítima de violência e que as maiores causas das agressões são a demora no atendimento e a falta de estrutura na instituição de saúde.

“Esses eventos comprometem a segurança e a saúde mental dos profissionais, além de prejudicarem o atendimento à população. A audiência pública vai abrir espaço a essa categoria, permitir que a enfermagem seja ouvida e que se proponham políticas públicas eficazes. Também é muito importante que se fortaleçam os canais de denúncia e a sociedade e o poder público se mobilizem para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, digno e respeitoso para essa classe profissional”, conclui o presidente do Legislativo mariliense.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
  • 2
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 3
    Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região
  • 4
    Com apoio de comparsa, suspeito tenta fuga da polícia em Garça e invade casas

Escolhas do editor

POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
REDE MUNICIPAL
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolasMarília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Últimas notícias

Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar
Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Marília entra na pauta do governo estadual em agenda de deputados

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie