MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 26 ago. 2025
HABITAÇÃO

Prefeitura e CDHU pedem prazo de 180 dias para solução da situação

Enquanto isso, proposta encerra aluguel social e gera insatisfação entre os ex-moradores.
por Alcyr Netto
Proposta de reforma e recompra dos apartamentos desagradou ex-moradores (Foto: Arquivo/MN)

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Marília apresentaram, nesta segunda-feira (25), um plano para encerrar o pagamento do aluguel social oferecido às 880 famílias que deixaram seus apartamentos no Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira, na zona sul da cidade. O objetivo seria oferecer uma solução para a situação.

A solicitação de suspensão do processo por 180 dias foi protocolada na Vara da Fazenda Pública de Marília e deve motivar uma manifestação na manhã desta terça-feira (26), no Centro da cidade.

Segundo o documento obtido pelo Marília Notícia, a CDHU e a Prefeitura, que vinham arcando com o aluguel social desde a interdição do conjunto habitacional, no ano passado, propõem um plano de atendimento em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). A proposta divide as famílias em dois grupos, com soluções habitacionais distintas.

O primeiro grupo é formado por ocupantes sem vínculo de propriedade (sem contrato ou histórico de pagamento). Para eles, será oferecida uma Carta de Crédito Imobiliário (CCI), concedida pela SDUH, destinada à aquisição de um imóvel residencial definitivo. O documento terá validade de seis meses.

Para ter acesso à carta, o beneficiário deve assinar um termo de renúncia formal a qualquer ação judicial contra a CDHU, o município e o Estado. Caso a compra não seja concluída no prazo, o aluguel social será encerrado automaticamente.

Se o beneficiário não atender à convocação, o benefício será mantido por mais seis meses e, em seguida, encerrado. Caso recuse a CCI, o aluguel social continuará por 12 meses e depois será finalizado.

O segundo grupo é composto por ocupantes com vínculo de propriedade (mutuários com histórico de pagamento). Neste caso, será aberto um edital de recompra, em que a CDHU atuará como agente interessado na reaquisição dos imóveis.

O valor da recompra será proporcional ao número de prestações já pagas em relação ao total do financiamento original. A condição obrigatória para adesão é a renúncia formal de qualquer ação judicial contra as partes envolvidas.

O documento foi assinado pelo ex-procurador-geral do município, Estevan Luís Bertancini Marino, exonerado a pedido nesta terça-feira (26), e pelo procurador Domingos Caramaschi Junior. Consta ainda o nome de João Antônio Bueno e Souza, da CDHU, no protocolo anexado ao processo.

Ex-moradores, inconformados com a proposta, prometem protestar em frente ao Paço Municipal.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 3
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 4
    Trans que matou companheiro com facada na Vila Barros vai a júri popular, decide juiz

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde
Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre
Atendimento eficiente: a comunicação que transforma solicitações em soluções

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie