Talvez você não saiba, mas seu filho realmente acha você o maior atleta de todos os tempos

Eu podia resumir esse texto em uma frase famosa, mas vou te dar base científica pra isso. Leia até o final e vai fazer sentido.
Que seu filho imita tudo o que você faz já não é novidade. Mas talvez você não saiba que ele realmente acha que você é o maior atleta de todos os tempos.
Recebi esses dias um estudo sobre a influência do pai na vida esportiva do filho. Se liga: foram analisados 10 estudos sobre essa relação. Em 27 associações pesquisadas, 14 foram significativas.
Em outro, entrevistaram 24 pais com filhos de três a 11 anos — todos participando ativamente da vida esportiva da criança. Resultado? Facilitação, modelagem, coaching e encorajamento estavam sempre presentes.
Mesmo sendo um(a) atleta de alta performance, confesso que fiquei com peso na consciência por não estar sempre treinando junto com meus filhos. Mas esses estudos me lembraram de um detalhe: modelagem. E isso me tranquilizou um pouco.
Passo horas treinando, e meus filhos estão lá: olhando, perguntando, atrapalhando, correndo no meio. Muitas vezes, começam a imitar — burpees, barra infantil, corrida na esteira do jeito deles, mas ainda assim modelagem pura.
Já tentei levá-los pra natação, basquete, karatê, mas o que eles querem é o que eu estou fazendo. Às vezes nem sabem o nome do esporte ou do movimento, mas inventam um treino e soltam: “Nossa, pai, olha como eu tô suado!”.
Falando sobre a genética de cada um, já é evidente que existe a correlação da transmissão das mitocôndrias por parte da mãe. Isso sim é um papel crítico na produção de energia celular e influencia o desempenho atlético — a famosa herança mitocondrial. Mas os fatores ambientais, como treinos, nutrição e motivação, podem mudar completamente esse cenário.
O fato é: se seu filho nunca te vê praticando nada, a chance é alta dele virar um sedentário igualzinho você. E acho que não é isso que você quer. Resumindo: o exemplo arrasta. Modelagem ativa, coparticipação e encorajamento com suporte emocional fazem diferença.
Então levanta essa bund@ do sofá e faz a sua parte pra gente ter crianças melhores (fisicamente e mentalmente) no mundo. Bora?
***
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e proprietário da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.