Secretário do Meio Ambiente de Tupã cai após denúncia de assédio

A Prefeitura de Tupã comunicou na manhã desta quinta-feira (24) o afastamento de Rodrigo Afonso de Souza Ferreira do cargo de secretário municipal do Meio Ambiente.
Em nota, a administração municipal informa que o gestor da pasta solicitou afastamento “para que possa se dedicar exclusivamente à sua defesa no processo em que figura como acusado. A Prefeitura, diante da sucessão de fatos relacionados a este episódio, acatou o pedido e segue acompanhando atentamente o caso.”
Como divulgado com exclusividade pelo Marília Notícia, Ferreira é acusado de assédio contra uma servidora da própria pasta comandada por ele.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A vítima relatou uma série de supostos comportamentos inadequados por parte de Rodrigo, como elogios à sua aparência, convites para viajar juntos a São Paulo e Brasília e toques físicos indesejados, como acariciar sua mão durante cumprimentos, mesmo diante de manifestações de desconforto.
Segundo o relato, a situação teria se agravado quando a servidora encontrou sua mesa realocada para dentro da sala do secretário, onde passariam a trabalhar sozinhos. A mudança a levou a registrar uma denúncia formal na Ouvidoria da Prefeitura e um boletim de ocorrência na delegacia.
Ainda conforme o depoimento, outras mulheres da equipe também estariam sendo assediadas. Uma delas teria sido ameaçada de demissão por estar em estágio probatório.
O Marília Notícia apurou o caso com base em documentos oficiais e relatos da vítima. A Prefeitura informou que, como medida preventiva, a servidora foi transferida de setor para garantir sua integridade física e emocional. A administração municipal disse ainda que colabora com as investigações e aguarda a apuração dos fatos pela Polícia Civil.
O MN tentou contato com o agora ex-secretário, mas não obteve retorno. Caso haja manifestação, a matéria será atualizada.