Marília entra em zona vermelha de risco para grandes incêndios

Marília está em estado de atenção para incêndios neste fim de semana, segundo alerta da Defesa Civil de São Paulo, que aponta risco elevado de queimadas. A combinação de tempo seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30% favorece a propagação de focos de fogo, especialmente em áreas de vegetação.
De acordo com o órgão de proteção, o alerta para o Estado de São Paulo vale até, pelo menos, a próxima segunda-feira (21), quando o risco de incêndios pode ser agravado, principalmente no interior paulista. A região de Marília segue sob influência direta desse cenário, sem previsão de alívio imediato.
“Pedimos à população que colabore evitando práticas perigosas, como queimar lixo, jogar bitucas de cigarro em áreas secas e soltar balões, o que é crime ambiental”, alertou o tenente-coronel Araújo Monteiro, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
PREVENÇÃO
Como parte das ações preventivas, Marília recebeu, no início do mês, 62 kits de combate a incêndios, entregues pelo Governo do Estado no âmbito da Operação São Paulo Sem Fogo. A entrega ocorreu na sede do 10º Grupamento de Bombeiros, no Centro da cidade, e os materiais foram distribuídos entre os municípios da região.
Os kits incluem sopradores, abafadores, mochilas costais e equipamentos de proteção individual. A iniciativa visa reforçar a capacidade de resposta local durante o período de estiagem, com foco em áreas críticas para incêndios florestais e rurais.
A Operação São Paulo Sem Fogo começou em 1º de junho e conta com apoio de veículos, tecnologia de monitoramento em tempo real e, neste ano, a contratação de aeronaves e aquisição de caminhões-pipa para ampliar o combate às queimadas em todo o Estado.