Homem denuncia vizinho por maus-tratos a animais após uso de rojões
Um morador do bairro Palmital, na zona norte de Marília, procurou a Polícia Civil neste domingo (6) para denunciar o vizinho por possível crime de abuso contra os animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem de 34 anos relatou que seu vizinho, de 41, lançou dois rojões com forte estampido em direção à sua residência. A explosão teria causado intenso estresse em pelo menos dois de seus cinco cães.
Ainda segundo o denunciante, os animais começaram a tremer e apresentaram sinais de crise de ansiedade após o barulho. Ele acredita que a ação foi proposital, com o objetivo de intimidar e causar sofrimento aos cães como forma de represália.
Os dois vizinhos mantêm uma disputa judicial envolvendo o muro que separa os imóveis. A vítima afirma que os desentendimentos são antigos e incluem acusações, ofensas e perturbação do sossego.
Outras formas de provocação, como som em volume excessivo, também já teriam ocorrido. O caso será apurado pela polícia e, se comprovadas a intenção e o dano, o autor poderá ser responsabilizado criminalmente.