Dois cães morrem em caso com suspeita de envenenamento no Esplanada
Dois cães de uma moradora do Jardim Esplanada, em Marília, morreram na noite deste sábado (31) com sintomas compatíveis com envenenamento. O caso foi registrado como suspeita de maus-tratos a animais e será investigado pela Polícia Civil. A tutora está revoltada.
Conforme o registro policial, a responsável pelos cães, de 67 anos, relatou que os cachorros tinham saído para um breve passeio pela rua, na mesma quadra em que ela mora. Disse ainda que os animais retornaram cerca de 15 minutos depois.
Pouco tempo após a volta, os cães começaram a apresentar tontura, desequilíbrio, tremores e, logo em seguida, já morreram. A idosa notou ainda que as línguas dos cães estavam com coloração escura.
Desconfiada da causa das mortes, ela entrou em contato com a veterinária, que levantou a hipótese de contato com substância tóxica, o que raramente é acidental. A mulher, porém, não soube apontar possíveis autores.
Ela não esclareceu se os animais foram encaminhados para algum tipo de perícia ou se foram coletadas amostras de algum material que possa ajudar no esclarecimento do caso.
Se for identificada causa criminosa nas mortes, a pessoa responsável pode responder conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que trata de maus-tratos. Há agravante por se tratar de cães, com a pena entre dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.