MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 26 maio. 2025
SAÚDE PÚBLICA

Chikungunya e hanseníase voltam às estatísticas e reforçam alerta

Casos registrados no início do ano acendem alerta para diagnóstico precoce e fortalecimento da vigilância.
por Alcyr Netto

Mesmo com baixa incidência nos últimos anos, algumas doenças consideradas controladas ou com registros pontuais voltaram a aparecer nas estatísticas da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. Segundo o Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória, referente às 15 primeiras semanas de 2025, o município já soma dois casos de chikungunya, um de coqueluche e três de hanseníase.

A presença desses agravos nas primeiras semanas do ano reforça a importância de estratégias como o diagnóstico precoce, a vigilância ativa e o acompanhamento de contatos, especialmente nos territórios com maior vulnerabilidade. Essas doenças podem circular de forma silenciosa e, quando não identificadas a tempo, aumentam o risco de disseminação e de complicações para os pacientes.

No caso da hanseníase, por exemplo, o número de casos em 2025 já supera o total registrado em todo o ano anterior, quando apenas uma confirmação foi feita. A coqueluche, que teve dois registros em 2024, também já aparece novamente este ano. A chikungunya, por sua vez, não teve nenhum caso notificado no ano passado, o que torna os novos registros um dado relevante para monitoramento.

Outros agravos também mostram tendência de crescimento, como a tuberculose, que passou de 17 para 20 casos confirmados (+17,65%), e as hepatites virais, que dobraram no comparativo com o mesmo período do ano anterior (de 1 para 2). Já as infecções sexualmente transmissíveis em gestantes e recém-nascidos registraram altas expressivas: 23 casos de sífilis em gestantes (+64,29%) e 14 de sífilis congênita (+133,33%).

A intensificação das ações de vigilância, educação em saúde e atendimento nas unidades básicas é essencial para evitar o agravamento desses cenários ao longo do ano.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie