MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Entrevista da Semana
dom. 13 abr. 2025
LITERATURA

‘Queremos que a biblioteca seja um espaço vivo e acolhedor para todos’, diz Patrícia Silva

Responsável pela Biblioteca Municipal bate um papo com o MN na semana do Dia Nacional do Livro Infantil.
por Alcyr Netto
Patrícia Bernardes da Silva é a atual responsável pela Biblioteca Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Livro Infantil e se homenageia o escritor Monteiro Lobato (18 de abril), um dos maiores nomes da literatura voltada ao público infantojuvenil, a Biblioteca Municipal de Marília reforça seu papel como espaço de incentivo à leitura e de aproximação da comunidade com o universo dos livros.

Muito além do empréstimo de exemplares, o local tem se consolidado como um centro cultural dinâmico, com ações voltadas a públicos de todas as idades. Entre os serviços e atividades oferecidos estão o acesso gratuito à internet, exposições temáticas, contação de histórias aos sábados, lançamentos de livros, clubes de leitura com temáticas variadas e até cursos, como o de inglês.

Essa diversidade de iniciativas reflete a proposta da biblioteca de se adaptar às novas demandas e atrair um público que vai além daquele que busca o espaço apenas para pesquisa, como acontecia no passado.

Sob a gestão da bibliotecária Patrícia Bernardes da Silva – formada pela Unesp de Marília em 2002 e com 23 anos de experiência na área –, a instituição atua sob o conceito de biblioteca viva, idealizado por Rosane Fagotti Voss, que também já esteve à frente do espaço. A proposta é ampliar a função tradicional das bibliotecas e transformá-las em ambientes de convivência, aprendizado e troca de experiências.

Os números mostram o alcance desse trabalho: são cerca de 1.856 visitantes e 872 títulos emprestados por mês, em média. A biblioteca conta ainda com brinquedoteca, espaços de leitura e acesso à internet, além de ambientes agradáveis que convidam à permanência.

Entre as ações que promovem o contato direto com o livro e com a arte estão as edições do projeto Janela Literária, realizadas em sábados específicos do mês, com programação que inclui contação de histórias, lançamentos de livros e apresentações artísticas. Outro destaque são as rodas de conversa organizadas após eventos de conscientização, que ajudam a aproximar temas sociais do universo literário.

Veja a entrevista completa com a bibliotecária Patrícia Bernardes da Silva, responsável pela Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, de Marília.

***

Patrícia Bernardes da Silva é mariliense e formada em Biblioteconomia na Unesp de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – A biblioteca passou por uma mudança de endereço em 2017. Como foi essa transição do antigo prédio para este?

Patrícia – A biblioteca antes funcionava na avenida Sampaio Vidal, em um prédio antigo e histórico. Devemos muito à Rosane Fagotti Voss, a bibliotecária chefe da época, que impulsionou a mudança para cá. Muita gente tinha um apego ao prédio antigo, no Centro da cidade, mas ele estava muito deteriorado e precisava de reforma urgente. A Rosane trouxe o conceito de biblioteca viva, buscando tornar a biblioteca um espaço de maior interação e atividades, diferente de antes, que não tinha tanta promoção de eventos culturais.

Responsável pela biblioteca apresenta espaço de exposições (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – E qual é a proposta dessa biblioteca viva?

Patrícia – A proposta é que a biblioteca não seja apenas um espaço de empréstimo de livros e consultas, mas um local onde as pessoas possas interagir e socializar, para que se sintam parte da sociedade. Precisávamos de algo mais para atrair o público, já que hoje em dia muita pesquisa é feita pela internet. Tentamos promover exposições, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e clubes de leitura.

MN – E hoje, o que mais atrai as pessoas à biblioteca?

Patrícia – Principalmente o empréstimo de livros. Também oferecemos acesso à internet em computadores para quem precisa consultar ou estudar, por não ter um espaço adequado em casa. Mas a maioria ainda prefere pegar um livro emprestado para ler em casa.

MN – Quais tipos de livros são mais procurados?

Patrícia – Gibi é muito procurado, assim como literatura infantojuvenil. As pessoas também buscam bastante autoajuda e, especificamente, livros sobre educação financeira. Tentamos sempre atualizar nosso acervo de acordo com a preferência do público, e muitos nos dão sugestões de livros.

Biblioteca Municipal de Marília tem cerca de 25 mil livros (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – Quantos livros a biblioteca possui atualmente?

Patrícia – Temos em torno de 25 mil livros. Estamos sempre atualizando o acervo, retirando livros defasados para inserir novos. Recebemos bastante doação, mas fazemos uma filtragem para garantir que o material seja adequado. A compra de livros é um pouco mais complicada, mas temos uma colaboração com uma empresa que consegue doações de livros novos para nós, talvez bimestral ou trimestralmente.

MN – E quanto aos livros para vestibulares? Há muita procura?

Patrícia – Sim, às vezes procuram livros clássicos. Se não temos, colocamos na lista de aquisição. Mas hoje em dia também é fácil encontrar esses livros em feiras ou em domínio público. Inclusive, ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector, tem sido bastante procurado recentemente, provavelmente por alguma indicação escolar.

MN – A biblioteca tem uma programação cultural bem ativa. Quais são os eventos que teremos neste mês?

Patrícia – Sempre temos atividades. Fazemos exposições temáticas na vitrine, no saguão e no espaço de colecionismo. Na vitrine, temos uma exposição sobre o aniversário de Marília. No saguão, homenageamos escritores conforme a data de aniversário, atualmente são Padre Fábio de Melo e Helena Ferrante. A cada 15 dias trocamos as exposições. No espaço de colecionismo, está acontecendo uma exposição de fotos sobre Marília chamada ‘Paraísos Artificiais’. Contamos com colaboradores externos para essas exposições, como artistas e até escolas. Além das exposições, teremos uma roda de conversa no sábado sobre a conscientização do autismo, que terá uma caminhada que terminará aqui na biblioteca. E à tarde temos a programação do Janela Literária, com contação de histórias, lançamentos de livros e apresentações artísticas. Acontece em dois sábados ao mês, com contação, clubes de leitura e lançamentos em um sábado, e jogos de tabuleiro, RPG e clube de leitura no outro.

Livros de autores marilienses contam com espaço de destaque na Biblioteca Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – Além dos autores consagrados, existe um espaço especial para autores marilienses?

Patrícia – Temos um espaço reservado apenas para autores aqui de Marília. Sempre fazemos lançamentos de livros de autores aqui da cidade e pedimos dois exemplares, para que a gente possa incluir no nosso acervo e oferecer para que o público conheça esse trabalho deles.

MN – Falando em livros, a biblioteca realiza algum tipo de reparo ou reforma nos exemplares danificados?

Patrícia – Fazemos alguns arranjos, vamos dizer assim. Usamos materiais específicos como cola e fita adesiva próprias para livros. Tentamos fazer algumas reformas, mas não temos um espaço específico como era na biblioteca antiga.

Público sendo atendido na Biblioteca Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – Qual é o público que mais frequenta a biblioteca?

Patrícia – Varia bastante. Temos famílias com crianças pequenas, adolescentes, pessoal do comércio, e também pessoas da terceira idade. Cada um procura temas específicos. É difícil definir uma média, mas temos grupos bem distintos. Recebemos pessoas de toda a cidade e até de outras cidades da região, como Vera Cruz, Pompeia e Oriente, desde que comprovem vínculo com Marília, como trabalho ou estudo.

MN – E qual o perfil social dessas pessoas que frequentam a biblioteca? É variado também?

Patrícia – Sim, bem variado. Recebemos moradores de rua, estudantes, adolescentes, pessoal do comércio e muitas pessoas da terceira idade. Eles participam bastante do curso de informática e celular que oferecemos. O público feminino também é mais frequente e participa mais das atividades. As contações de histórias atraem as famílias.

Computadores utilizados pela população com internet gratuita (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

MN – Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

Patrícia – A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 14h às 18h. Nosso principal convite é para que as pessoas participem dos eventos que realizamos aos sábados, que venham à biblioteca, peguem livros, prestigiem nossas atividades. Temos contações de histórias envolventes com artistas diferentes, e mais para frente teremos o Viagem Literária em parceria com o sistema estadual de bibliotecas. Temos também os clubes de leitura com diferentes temáticas, e agora um curso de inglês. Queremos que a biblioteca seja um espaço vivo e acolhedor para todos.

Brinquedoteca também faz parte do espaço da Biblioteca Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie