Calor intenso pode ter trégua só na próxima semana, indica previsão
Fato é que os marilienses, principalmente os mais sensíveis, estão sofrendo com as altas temperaturas, mas uma trégua parece estar longe chegar. É o que indica a previsão do tempo até o próximo domingo (9).
Conforme o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), a temperatura pode chegar aos 33°C no domingo, com queda da umidade relativa do ar dos atuais 46% para 37%. A sensação térmica tende a ser ainda mais incômoda especialmente durante as horas mais quentes do dia.
Nesta terça-feira (4), as temperaturas devem variar de 20°C para 31°C, o mesmo previsto para esta Quarta-feira de Cinzas, sem previsão de precipitações chuvosas para o município. Na quinta e sexta-feira (6 e 7), a máxima sobe para 32ºC e a umidade varia entre 40% e 43%, respectivamente.

Sábado e domingo seguem o mesmo caminho, com calor que pode bater os 33°C e 37% da umidade relativa do ar.
Apesar de o IPMet não trazer dados de uma possibilidade de trégua, o Clima Tempo, outro site especializado em previsão do tempo, aponta que o forte calor tende a começar a dar uma folga no dia 11, com a chegada das chuvas e leve queda nas temperaturas.
A mínima deve cair para 22°C e a máxima pode não passar dos 28°C. A quarta-feira (12), voltará a ter um dia com máxima de 30°C e mínima de 22°C, mas com probabilidade de 74% de chuva, que pode acumular cerca de 10 milímetros. A previsão de precipitação é um alívio não só para o calor, mas também para a baixa umidade do ar.
A partir de quinta-feira, 13 de março, as chuvas devem continuar, ajudando a manter as temperaturas mais baixas, com mínima de 21°C e máxima de 26°C. Marília deve ter temperatura mínima de 22°C e máxima de 26°C no dia 14, caindo um pouco mais no dia 15, com mínima de 22°C e máxima de 24°C; e no domingo (16), com mínima de 21° C e máxima de 24° C.
Apesar da trégua, o alívio não deve ser duradouro. Na segunda-feira (17), a previsão mais longínqua aponta que as temperaturas voltam a subir, com mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Com o calor intenso, os marilienses devem adotar algumas medidas para se proteger, como hidratar-se constantemente, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes (entre 10h e 16h) e utilizar roupas leves e claras. Além disso, é importante ficar atento à qualidade do ar e à umidade, que podem afetar a saúde, especialmente de idosos e crianças.