Prefeitura abre licitação para construir Caps para apoio psiquiátrico

A Prefeitura de Marília abriu licitação para contratação de empresa para construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com atendimento 24h. O termo de abertura foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (25).
As empresas interessadas terão até o dia 7 de abril para cadastrarem proposta. O pregão eletrônico acontece às 9h do mesmo dia, pelo portal de compras do Governo Federal. O custo estimado para a obra é de R$ 2,9 milhões, provenientes do Novo PAC. O recurso ainda deve ser incluso no orçamento municipal.
O futuro Caps 24h será construído em área de sete mil metros quadrados localizada entre as ruas Ângelo Peres, doutor Victor Gianvechio e Tenente Doraci Marques, no Nova Marília 3, zona sul da cidade.
Segundo Termo de Referência, o prazo para construção é de até 14 meses contados a partir da data de assinatura do contrato. Se não houver recursos na licitação, a previsão inicial de inauguração é para julho de 2026.
FILA PSIQUIÁTRICA
O novo Caps 24h vai complementar o atendimento já oferecido por outras duas unidades – uma delas exclusiva para o público infantojuvenil. Ambas funcionam em expediente comercial, de segunda a sexta-feira.
Em sua justificativa, a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, diz que ambas as unidades atendem cerca de 430 pacientes por semana, mas a atual estrutura “está sobrecarregada”.
“A ausência de um serviço de saúde mental que funcione 24 horas diárias limita o atendimento às emergências estaduais, enquanto a taxa média de suicídio, de 17,83 por ano, preocupa”, afirma a secretária.
“A implementação de um Caps 3 é necessária para oferecer cuidado contínuo, acolhida noturna e suporte em saúde mental, garantindo resposta adequada à crescente demanda e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, conclui Paloma.