Município avança na adesão ao programa nacional Saúde na Escola

Equipes técnicas das secretarias municipais da Educação e da Saúde de Marília se reuniram na última semana para discutir a adesão das unidades escolares ao Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa coordenada pelo Governo Federal que visa promover a saúde e prevenir doenças no ambiente escolar.
O encontro ocorreu na sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o prazo para adesão dos municípios ao programa se encerra em 31 de março. O PSE engloba 14 temáticas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de agravos entre estudantes.
A técnica da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Franzolin Valera, destacou a importância da articulação entre os setores de educação e saúde. “O apoio dos gestores municipais e estaduais é essencial, pois o programa busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e minimizar a intermitência de frequência por questões de saúde”, afirmou.
Marília aderiu ao programa em 2013 e, desde então, tem ampliado sua atuação. Atualmente, o município conta com 61 escolas – incluindo unidades estaduais de Ensino Fundamental – e 41 unidades de saúde cadastradas no PSE.
A responsável pela organização do programa na Secretaria Municipal da Educação, Izadora Maleski Serrano, ressaltou que a definição das escolas prioritárias e o planejamento das ações são fundamentais nesta fase do ano. “As unidades escolares estão estruturando o planejamento anual durante a semana do Carnaval, período em que as equipes gestora e docente estabelecem as ações do PSE que irão compor a proposta pedagógica do ano letivo”, explicou.
Criado em 2007 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, o PSE tem como objetivo integrar saúde e educação, fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar dos estudantes. A articulação entre escolas e a Atenção Primária à Saúde é a base do programa, promovendo ações preventivas e educativas.