Vinicius apresenta novos secretários, incluindo lideranças regionais
O prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB) apresentou 10 novos nomes para o primeiro escalão para o próximo governo municipal de Marília em coletiva de imprensa realizada em um hotel no começo da tarde desta quinta-feira (19).
Apesar da quantidade, o anúncio de todo secretariado ainda será concluído até o fim do mês com a confirmação de outros dois nomes, segundo afirmou o próprio Vinicius. Até o momento foram confirmados 18.
“Ainda faltam os nomes de algumas secretarias que devem passar por fusões visando a redução de despesas”, pontuou o prefeito eleito. As mudanças estão em reforma administrativa a ser enviada à Câmara Municipal.
LISTA MASCULINA
Após apresentar a ala feminina de seu secretariado, Vinicius ficou ao centro de outros 10 homens nesta quinta. Entre eles, três que atualmente ocupam o Executivo em cidades da região.
O atual prefeito de Pirajuí, Cesar Fiala (PSDB), assumirá a secretaria da Administração de Marília. O vice-prefeito de Tarumã, Fernandes Baratela (Republicanos), será o presidente da Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae).
O secretário de Planejamento Urbano de Araçatuba, Ernesto Tadeu Consoni, assumirá a mesma pasta em Marília. Os três nomes de fora de Marília são remanescentes da atuação de Vinicius como deputado estadual.
OUTROS NOMES
O prefeito eleito anunciou ainda os nomes de Johny Mora Pereira (Obras Públicas), Rafael Rastelli Barbosa (Fazenda), Leonardo Mascarin (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Mário Rui de Moura (Serviços Urbanos).
Vinicius encerrou as cogitações de eventual extinção da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marilia (Codemar) com a apresentação de João Eduardo de Mayo. Paulo Alves será o presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e Rafael Takamitsu o futuro chefe de gabinete.
“Esse time foi escolhido com a minha mais restrita confiança pela autoridade que me foi outorgada pela população de Marília”, afirmou Vinicius. “O nosso maior desafio será controlar o custeio e trabalhar pela cidade.”
O vice-prefeito eleito Rogerinho (PP) pediu “encarecidamente” aos futuros secretários para que “estejam alinhados com a Câmara Municipal”. “Sei como é cobrança que cada um recebe. Deem atenção aos nossos vereadores”, pediu o atual vereador e primeiro-vice-presidente do Legislativo.
INTERRUPÇÃO
Após apresentar o secretariado, o prefeito eleito abriu espaço à imprensa para perguntas. O Marília Notícia pediu que cada um dos indicados às secretarias e autarquias falassem brevemente sobre o aceite ao convite.
Enquanto isso, Vinicius saiu para atender uma emissora de TV que fazia reportagem ao vivo. O ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal Abelardo Camarinha (Podemos) tomou a palavra e inquiriu o futuro secretário da Fazenda sobre o pagamento para servidores.
De volta à mesa, Vinicius percebeu a situação e defendeu seu secretário do próprio pai. “Camarinha, convidamos o secretário há uma semana”, falou firme. E, sem permitir mais que Abelardo o interrompesse de novo, encerrou a coletiva.
SESSÃO DE POSSE
A apresentação completa do secretariado ocorrerá na sessão de posse de governo marcada para o começo da tarde do dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal. A entrada será aberta ao público, apesar do limite de capacidade.
Vinícius e seu vice, Rogerinho, e todos os 17 vereadores eleitos participarão da sessão oficial de posse dos cargos a ser realizada, a partir das 10n do dia 1º, no plenário da Câmara Municipal de Marília.