Ações voltadas à saúde identificam 70 novos casos de ISTs em Tupã
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã informou que até novembro deste ano, o município diagnosticou quatro novos casos de Aids, 13 de HIV e 53 de sífilis. São quase 70 pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em 2024 na cidade, que teve ação voltada à saúde no início deste mês por meio da campanha estadual Fique Sabendo.
No ano passado, conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Tupã registrou seis casos de Aids, 11 de HIV e 90 de sífilis – o maior pico de ISTs dos últimos cinco anos no município.
No comparativo com 2023, os casos de sífilis caíram quase que pela metade. Segundo o levantamento, as infecções têm maior incidência na faixa etária entre 25 e 40 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os casos podem estar relacionados à maior facilidade de acesso à testagem e exames para detecção de doenças e infecções, promovidos via Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das ações é o Fique Sabendo.
A coordenadora do programa municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais em Tupã, Anaille Michelotti, destacou que as ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada.
“Em Tupã, diversas unidades de saúde disponibilizam metodologia de análise a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo, com entrega do resultado em no máximo 30 minutos. Também intensificamos ações e orientações durante o Carnaval”, conta.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas atua nos eixos educativos e com as ferramentas de prevenção combinada, dispondo de preservativo masculino e feminino e gel lubrificante. O serviço também disponibiliza pelo SUS os comprimidos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para profissionais do sexo, vítimas de violência sexual e pessoas que se expuseram à relação sem preservativo ou com preservativo rompido com até 72h.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!