Servidor é suspenso por 30 dias por jogar ovos no plenário
Um servidor público municipal foi punido com 30 dias de suspensão por ter arremessado ovos no plenário da Câmara Municipal de Marília. A pena foi publicada na edição desta quinta-feira (5) no Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
Segundo portaria, a comissão que conduziu o processo administrativo disciplinar chegou a reconhecer a possibilidade de demissão do servidor pelo ato, mas resolveu pela suspensão devido ao seu histórico sem condenações.
A ovada no plenário do Legislativo ocorreu durante votação da reforma previdenciária do funcionalismo municipal, em 3 de novembro de 2021. Vídeo anexado ao processo teria flagrado a ação deste e de outros servidores.
Em sua defesa, o servidor suspenso afirmou à comissão, ainda segundo a portaria, que “em virtude do calor dos acontecimentos, acabou arremessando os ovos no plenário durante a votação”. Ele não soube dizer quem levou o produto.
A comissão, por sua vez, ressaltou que, à luz do Código de Ética do Município, “é dever do servidor público municipal pautar-se pela observância da dignidade, decoro e princípios morais mesmo fora do efetivo exercício das atividades legais.”
Apesar do protesto, inclusive com ovos, a reforma previdenciária proposta pelo prefeito Daniel Alonso (PL) foi aprovada por maioria de votos, elevando alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!