Hemocentro de Marília busca doadores de medula e de sangue na cidade e região
O Hemocentro de Marília busca doadores de medula óssea e de sangue que queiram salvar vidas
Conforme a instituição de saúde, a doação de medula óssea é extremamente importante e, assim como a doação de sangue, pode ser a diferença na vida de pacientes. Afinal, muitos sofrem de doenças graves, como leucemia e linfoma, que podem ser tratadas com um transplante de medula óssea. No entanto, encontrar um doador compatível é um grande desafio.
“A doação de medula óssea pode ser a única esperança de cura para pacientes com doenças hematológicas graves. É um procedimento seguro e controlado, realizado em hospitais especializados. Além disso, o doador se recupera rapidamente e pode voltar às suas atividades normais em poucos dias”, afirma em nota.
Para se tornar um doador, basta o interessado procurar o Hemocentro de Marília para se cadastrar. Se a pessoa for compatível com um paciente, será chamada para realizar exames adicionais. A doação pode ser feita de duas maneiras: por coleta de sangue periférico ou por punção sob anestesia do osso da bacia.
Assim como doação de sangue, existem alguns critérios para o doador de medula: precisa ter entre 18 e 35 anos; boa saúde geral; sem histórico de doenças infecciosas ou autoimunes e apresentar um documento oficial com foto.
No caso da doação de sangue, o Hemocentro está com estoque crítico para todos os tipos. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, com autorização dos responsáveis); peso mínimo de 50 kg; estar em boas condições de saúde.
O doador deve estar bem alimentado e hidratado, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação, dormir bem na noite anterior e levar documento com foto.
O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. O atendimento é das 7h às 13h. A doação pode ser agendada pelos canais (14) 3434-3828; (14) 9 9844-4509 ou doador@hcfamema.sp.gov.br.