Mariliense condenado a mais de 14 anos por atos em Brasília é preso na Argentina
O mariliense Rodrigo de Freitas Moro Carvalho, de 34 anos, foi preso nesta sexta-feira (15) pela polícia em La Plata, cidade da província de Buenos Aires, na Argentina.
Segundo a imprensa local, Rodrigo estava próximo de uma estação de trens, quando foi abordado por policiais que o identificaram e deram voz de prisão. O mariliense foi condenado a mais de 14 anos de prisão por atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Preso ainda durante a invasão na Praça dos Três Poderes, Rodrigo conseguiu liberdade provisória em sua casa em Marília, mediante uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, ele sumiu em abril de 2024 após deixar a bateria do equipamento descarregar e acabou na lista de procurados da Justiça.
Desde então, foram levantados indícios de que ele pudesse estar na Argentina, a exemplo de dezenas de outros brasileiros condenados que haviam fugido para lá. Em outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de Rodrigo ao governo argentino.
O mariliense deve ser extraditado e retornar à prisão em regime fechado no Brasil para continuar a cumprir sua pena. Enquanto isso, sua esposa e filhos – um deles autista – deve seguir em Marília convivendo ainda com uma doença hereditária que provoca fragilidade nos ossos.