Adolescente de Marília com paralisia corre contra o tempo e busca apoio para cirurgia
O estudante Mário Arthur dos Santos Matsuoka – nascido em Pompeia e morador em Marília – convive com a paralisia cerebral e enfrenta uma verdadeira corrida contra o tempo para viabilizar uma cirurgia que busca melhorar sua qualidade de vida. O caso do adolescente já começa a mobilizar as redes sociais.
Há mais de um ano, ele aguarda o procedimento no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. A ideia dos médicos é corrigir a posição dos tendões em seus joelhos, que atualmente não podem ser flexionados.
Esse problema compromete o posicionamento do adolescente na cadeira de rodas e interfere diretamente em sua rotina.
A família de Mário iniciou uma campanha de arrecadação para cobrir os custos com passagens aéreas para ele e seu acompanhante (o pai), além da hospedagem durante os seis dias necessários para o procedimento.
A cirurgia está marcada para o dia 28 de novembro, com internação prevista para o dia 27 e exames programados para o dia 22, mas os recursos ainda não estão assegurados. A meta é arrecadar R$ 9,5 mil, valor que cobre custeio de viagem, alimentação e estadia.
JORNADA DOLOROSA
A luta de Mário e de sua família não tem sido fácil. Embora tenha buscado a Defensoria Pública para iniciar uma ação judicial, ele enfrenta resistência do Estado, que alega a disponibilidade da unidade Lucy Montoro para tratamento.
O município de Marília, segundo a família, também se opõem e não reconhece a responsabilidade pelo transporte aéreo. Entretanto, devido às suas sequelas neurológicas e a longa duração da viagem, o médico que acompanha o adolescente recomendou o deslocamento apenas por avião.
Até o momento, foram arrecadados R$ 600, ou seja, cerca de 6% da meta total. O jovem expressou, por meio da “vaquinha online”, sua gratidão a todos que têm contribuído para tornar possível a cirurgia tão aguardada.
Para ajudar, basta acessar o link da campanha e aderir com qualquer valor.