RIC Ambiental diz que infraestrutura antiga afeta abastecimento
Nota encaminhada na tarde de ontem pela RIC Ambiental informa que a região de Marília abastecida pelo reservatório R-16 – que atende bairros como Palmital, Núcleo Habitacional Castelo Branco e Distrito Industrial Santo Barion – vem enfrentando dificuldades persistentes no fornecimento de água.
A situação, segundo a concessionária do serviço, seria agravada por uma infraestrutura de rede antiga e vazamentos “invisíveis que ainda estão em fase de identificação”.
A empresa afirma que, na noite do último sábado (9), a queima de uma bomba de recalque de água no poço PG-04 teria ampliado ainda mais essa falha no abastecimento.
“A RIC Ambiental, responsável pela gestão do sistema de água e esgoto na cidade, concluiu imediatamente a troca da bomba de recalque, no entanto, para a recuperação adequada dos níveis do reservatório, foi necessário manter a distribuição interrompida durante a madrugada. O fornecimento foi retomado no início da manhã de domingo, mas a situação ilustra um problema que afeta a região há anos”, justifica no texto.
O sistema de abastecimento que alimenta o reservatório R-16 seria composto por tubulações antigas e vazamentos, “muitos deles invisíveis e de difícil localização. Equipes técnicas e de engenharia vêm trabalhando para encontrar e corrigir esses pontos críticos”, reitera a empresa na nota.
Enquanto as ações de reparo estão em curso, a empresa diz que tem adotado medidas temporárias para amenizar os impactos do problema, como interromper ocasionalmente o fornecimento durante o dia para que o reservatório recupere sua capacidade mínima para atendimento. Afirma ainda que também serão disponibilizados caminhões-pipa para atender os serviços essenciais, como hospitais, escolas, UPAs e residências com necessidades médicas especiais.
“A RIC Ambiental reforça seu compromisso em corrigir esse problema histórico para que essa região tenha um fornecimento de água mais estável e seguro. Mantendo a transparência sobre as ações e as limitações atuais, a população será comunicada a cada passo do processo e, enquanto trabalha para identificar as causas desses problemas estruturais, a concessionária pede paciência e compreensão dos moradores da região afetada”, pontua.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, os clientes podem entrar em contato através do pelo telefone e WhatsApp (14) 3434-0220 e também pelo Telegram: t.me/Ricambiental_bot.
O atendimento também pode ser realizado de forma presencial na avenida Rio Branco, 173 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.