Lei obriga a divulgação dos médicos de plantão nas unidades de saúde de Tupã
O município de Tupã, através de lei sancionada no Diário Oficial em 18 de outubro, passa a exigir que todas as unidades de saúde divulguem a escala dos médicos de plantão.
A iniciativa é de autoria do vereador reeleito Israel Velloso da Silva Neto (PSD) que, segundo o parlamentar, tem o objetivo de aumentar a transparência e garantir que a população tenha acesso rápido e fácil à informação sobre os profissionais disponíveis para atendimento em tempo real.
Segundo a nova legislação, as unidades de saúde deverão exibir em suas recepções uma lista completa de médicos de plantão, com horários de entrada e saída, além de informações sobre o responsável geral pelo plantão. Também deverá ser incluído o contato da ouvidoria, que atenderá possíveis reclamações ou queixas sobre o não cumprimento do horário de trabalho.
Conforme o autor da lei, a iniciativa responde a uma demanda crescente da população, que enfrenta dificuldades para obter informações sobre os plantonistas, especialmente em momentos de urgência.
Além disso, a nova lei também teria a intenção de funcionar como um mecanismo de controle e fiscalização, permitindo que eventuais falhas no atendimento possam ser orientadas e corrigidas de forma mais fácil.