MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 30 out. 2024
REVIRAVOLTA

TRE concede liminar para diplomação de prefeito e vice eleitos em Fernão

Decisão garante o direito à diplomação de Éber Rogério Assis e Luiz Alfredo Leardini, que tinha sido suspensa em primeira instância.
por Wesley Murici
Prefeito e vice eleitos conseguem reverter caso em segunda instância (Foto: Redes Sociais)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concedeu uma liminar nesta terça-feira (29), autorizando a diplomação de Éber Rogério Assis (PL) e Luiz Alfredo Leardini (Pode) como prefeito e vice eleitos em Fernão.

A decisão atende ao mandado de segurança impetrado pela defesa dos candidatos, que contestavam uma ordem anterior do juízo da 47ª Zona Eleitoral de Garça, que havia impedido a diplomação em virtude de uma investigação judicial eleitoral.

A defesa dos eleitos alegou que a suspensão da diplomação baseada em acusações preliminares de fraude feria o direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa, além de ignorar o princípio da soberania popular. Ainda conforme a defesa, a decisão da Justiça Eleitoral de Garça se baseava em “meros fingidos”, e impunha uma deliberação antecipada sem a conclusão do processo, algo que configuraria ilegalidade.

O TRE-SP, por sua vez, destacou que a suspensão de uma diplomação por acusações de irregularidades eleitorais não tem amparo legal nesta fase processual. O desembargador Régis de Castilho, relator do caso, afirmou em sua decisão que a suspensão da diplomação deveria ser uma medida de última instância, apenas aplicável quando robustamente comprovada a necessidade, o que, até o momento, não ocorreria.

O TRE ainda avaliou que a ação de investigação eleitoral não possui previsão para bloquear a diplomação sem instrução processual completa e prova concreta de fraude, o que não teria sido considerado nesta fase preliminar. Segundo Castilho, “a suspensão da futura diplomação dos ora impetrantes se apresenta como medida prematura e de extrema onerosidade aos eleitos.”

A decisão do desembargador ainda enfatizou que o impedimento ao exercício do mandato, além de gerar um “periculum in mora” (risco de atraso) para os eleitos, representa um dano significativo à ordem democrática e à coletividade que os elegeu, o que justificaria a urgência da tutela concedida (liminar).

Éber Rogério Assis e Luiz Alfredo Leardini foram eleitos com um voto de diferença do segundo colocado.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Dori abre vagas em Marília com seleção no formato ‘portas abertas’
  • 2
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 3
    Bando invade granja, ameaça funcionário e furta fiação de quatro propriedades
  • 4
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília

Últimas notícias

A importância da governança corporativa para transformar herdeiros em sucessores
Prefeitura anuncia 105 novos espaços educacionais em escolas de Marília
Prefeitura autoriza reforma de praça no Costa e Silva sem gasto público
Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie