HC de Marília demite profissionais de enfermagem após vídeo no Tik Tok
Um post em rede social, feito por uma profissional de enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema) repercutiu mal e gerou demissões na equipe na última quinta-feira (17). A brincadeira associou a necessidade de café, em suposto desprestígio às demandas de pacientes: “uma coisa não tem nada a ver com a outra”, diz a legenda da publicação.
O vídeo foi postado na rede social TikTok por uma das envolvidas. Conforme apurou o Marília Notícia, ela teria proposto a brincadeira, que acabou aceita pelos colegas. Todos tiveram a mesma punição, conforme apurou o site.
Nas breves imagens, é possível ver o corredor do hospital e a passagens de quatro funcionários. Não aparecem pacientes na gravação.
A legenda do vídeo com repercussão negativa diz: “o plantão pegando fogo e nosso grupinho indo tomar café, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra”. Os funcionários, na cena, estão com canecas e copos, simulando foco no café e despreocupação com o serviço. Um deles chega a rir durante a esquete.
O caso foi levado à diretoria e houve recomendação de advertência, por parte das chefias, mas a decisão foi pelo desligamento. Internamente, há entendimento de que exposições como essas comprometem a reputação do hospital e não podem ser toleradas.
Embora fontes do MN tenham confirmado as demissões dos envolvidos, a Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar), responsável pelas contrações, preferiu não se manifestar. “A Famar não divulga informações sobre seus empregados e relações trabalhistas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, alegou.
Embora a Famar se escore na LGPD para evitar comentar o assunto, a questão aqui não envolve dados pessoais dos profissionais, mas sim a transparência sobre a conduta dos envolvidos e as ações tomadas pelo hospital. A superintendência do HCFamema também preferiu não se pronunciar sobre o caso.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Entre aqui!