Com apoio popular e fé, Fernando Itapuã diz que priorizará a mulher e empregos
O Marília Notícia realiza uma série de entrevistas com os prefeitos eleitos ou reeleitos às prefeituras de algumas cidades da região. O entrevistado de hoje é Fernando Itapuã (PSD), reeleito em Quintana com 60,47% (2.588) dos votos válidos.
O bate-papo abrangeu questões que vão desde as primeiras ações do prefeito em 2025 até seus planos para a cidade ao final do mandato.
Itapuã detalhou suas iniciativas e explicou, de forma geral, como pretende conduzir a gestão do município pelos próximos anos. A seguir, os principais temas discutidos durante a entrevista:
MN: Qual será seu primeiro ato após reassumir a prefeitura em 2025?
Fernando: Vamos implantar duas novas secretarias: a Secretaria da Mulher da Criança e a Secretaria de Segurança do Patrimônio Público.
A Secretaria da Mulher da Criança será comandada pela minha vice, Clarice Porto. A pasta irá trabalhar em conjunto com os setores da educação, saúde e assistência social. Nosso mandato será voltado ao cuidado com a mulher, que é o alicerce da sociedade, e com os filhos delas.
Sobre a Secretaria de Segurança do Patrimônio Público, o sargento aposentado Marcelo Espósito será o secretário. A pasta será responsável pela implementação da atividade delegada, permitindo que a Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, cuide das demandas de segurança. Queremos ter mais policiais nas ruas, pagos pela Prefeitura. Pretendemos monitorar praças, prédios, entradas da cidade, além de instalar câmeras nas escolas e no calçadão. Teremos também uma ouvidoria para a população.
MN: Qual será seu principal objetivo no novo mandato?
Fernando: Continuar o trabalho desenvolvido ao longo do tempo, com foco em habitação, saúde, assistência social, educação, esporte, infraestrutura e lazer. Nosso objetivo é cuidar das pessoas.
MN: Cite três projetos/ideias a curto, médio e longo prazo que pretende realizar no município e como irá fazê-los.
Fernando: A curto prazo, realizaremos uma reforma administrativa para melhorar a qualidade da gestão, inclusive todo o secretaria será avaliado e ainda estamos decidindo sobre isso. Também vamos continuar investindo em exames para reduzir as filas (odontológicos, clínicos e de imagens). A longo prazo, queremos aumentar a oferta de empregos e industrializar o município, melhorando os salários dos trabalhadores. Somos um dos municípios que mais aumentou a renda familiar, e continuaremos focados em trabalho, mulheres, crianças e nossa fé cristã.
MN: Como será o diálogo com a Câmara Municipal?
Fernando: Vejo o diálogo de forma muito tranquila. Temos ótimas pessoas que continuam e outras que estão entrando agora. Houve renovação, mas acredito que será positivo, com vontade e discernimento. Manteremos um diálogo aberto e natural.
MN: Como será o diálogo com os moradores?
Fernando: Levaremos o gabinete aos bairros, ouvindo a população e estando sempre próximos ao povo. Somos um governo popular e vamos continuar ouvindo todos. Quem estiver desempregado, buscaremos oportunidades de emprego. Sinto o carinho das pessoas comigo aqui na cidade, e acredito que só se governa bem ouvindo o povo. Vamos manter esse contato direto, com um governo popular e fé cristã.
MN: Por fim, como você gostaria de deixar a Prefeitura no final do mandato?
Fernando: Quero deixar um legado de industrialização, geração de empregos, cuidado com a mulher, a criança e toda a população, baseado no respeito mútuo entre Prefeitura e moradores. Principalmente, queremos garantir uma educação de qualidade com o Sesi e fortalecer o esporte. O legado que desejo deixar é de um município em paz, com diálogo, ética, e comprometido com os pilares de bons costumes.