Pela 1ª vez na história de Marília, chega a quatro o número de mulheres na Câmara
A representatividade feminina na Câmara Municipal de Marília vai ganhar força para a próxima legislatura. Até este ano, o Poder Legislativo local conta com apenas as vereadoras Vânia Ramos (Republicanos) e Daniela D’Ávila (PL). A boa nova, contudo, é que a partir de 2025 o número de mulheres vai dobrar na Casa de Leis. A eleição de quatro damas indica a consolidação de uma provável nova fase para a política mariliense.
Entre as eleitas, Fabiana Camarinha (Podemos) é destaque por ter obtido a maior votação da história de Marília, entre homens e mulheres, alcançando expressivos 4.281 votos. Fabiana é esposa do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha. A família ainda conta com Vinicius Camarinha, que é filho de Abelardo, deputado estadual e foi novamente eleito prefeito de Marília.
“Eu fico muito feliz com essa votação. Por onde passei, levando minhas propostas, fui muito bem recebida. Fico muito feliz. Foram 45 dias de muito trabalho durante a campanha. A gente esperava uma votação expressiva, mas não desta forma tão grande”, conta Fabiana.
A vereadora eleita pelo Podemos afirma que pretende lutar pelas mulheres de Marília, para que não precisem mais esperar tanto tempo por um exame em uma fila de espera.
“Uma das minhas bandeiras foi a saúde da mulher. Hoje, a mulher enfrenta filas de até dois anos de espera para um exame de prevenção. Quando descobre um nódulo, a mulher não pode esperar tanto tempo para uma mamografia ou mesmo para a realização de um Papanicolau. Essa é uma das minhas bandeiras e quero lutar para que as mulheres tenham acesso fácil aos exames preventivos”, afirma Fabiana Camarinha.
Além de Fabiana, a vereadora Vânia Ramos (Republicanos) foi reeleita com 1.945 votos e garantiu mais um mandato, assim como a colega de cadeira na Casa, Daniela D’Ávila (PL), que obteve 1.875 votos e foi reconduzida ao cargo para o terceiro mandato consecutivo.
A quarta mulher eleita é a delegada aposentada Rossana Camacho (PSD), que conquistou 1.436 votos e garantiu sua estreia frente ao Legislativo municipal.
Juntas, as quatro formam a bancada da força feminina, inédita no cenário político local.
“É muito salutar isso. Vamos ter opiniões da cidade inteira. Temos a questão da juventude e das mulheres. Vou trazer minha experiência de vida e trabalhar duro. Temos um trabalho bem grande pela frente. Nossa eleição é em prol da população e para fazer as coisas por todos aqui de Marília”, afirma Rossana Camacho.
A partir de 2025, o Legislativo de Marília terá, pela primeira vez, quatro mulheres no plenário, ocupando cadeiras ombro a ombro aos 13 homens eleitos. O número de representantes femininas na Casa de Leis em 2025 é o dobro do que se viu na atual legislatura.
A primeira sessão da Câmara será presidida por Fabiana Camarinha, por ter sido a mais votada na eleição. A mudança tende a marca uma importante renovação da participação feminina na política da cidade, em representatividade que nunca foi tão alta na história do município.