Mulheres com ensino médio e casadas; veja o perfil do eleitor
O perfil do eleitorado de Marília para as eleições municipais de 2024 revela dados interessantes em Marília sobre a formação educacional, o estado civil da maioria e a presença de pessoas com deficiência (PCD), além de eleitores que utilizam nome social. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Há prevalência de eleitoras: elas são 54%, enquanto os homens respondem por 46% do total dos 172.844 eleitores aptos na cidade. Já entre os candidatos, predomínio absoluto masculino entre os 305 candidatos a vereador. Entre os postulantes ao cargo de prefeito, dos seis aptos, duas são mulheres.
ESCOLARIDADE
Entre os eleitores marilienses, a maioria possui ensino médio completo, totalizando 64.617 pessoas (37,38%). Em seguida, um significativo número de 36.466 pessoas (21,1%) possui ensino superior completo.
O indicador de qualificação também destaca as mulheres: 22,82% delas (21.227) têm graduação e 19,09% deles terminaram o ensino superior (15.239 eleitores).
Apesar do expressivo número de pessoas que cursaram faculdade ou institutos tecnológicos, há também uma pequena parcela de 2.435 eleitores (1,41%) que se enquadram na categoria “lê e escreve”, indicando limitações de alfabetização.
ESTADO CIVIL
No perfil de eleitores marilienses há relativo equilibrio entre casados e solteiros. Fatia de 44% deles são casados (independente de sexo), enquanto 43% são solteiros. Além disso, 8% é divorciado, segundo dados do TSE.
Em Marília, 52 eleitores pediram para utilizar nome social durante as eleições. A ferramenta importante para garantir o respeito à identidade de gênero tem 28 mulheres e 24 homens. A faixa etária que mais adota o nome social está entre 21 e 24 anos, com 13 pessoas.
PCDs
A cidade também registra um número significativo de eleitores com algum tipo de deficiência. Ao todo, são 2.011 eleitores PCDs. Destes, 1.068 são mulheres e 943 são homens.
Os dados disponibilizados pelo TSE permitem aos eleitores e também aos candidatos observar as políticas públicas mais necessárias, para a representação da população que decide as eleições.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!