Água deve voltar de forma gradual às torneiras, diz RIC Ambiental
Danificado por um incêndio ocorrido na manhã de domingo (8), o segundo recalque do Sistema Peixe de abastecimento já opera “normalmente” segundo informou a RIC Ambiental em nota emitida na noite desta segunda-feira (9).
A retomada plena do abastecimento pelo sistema, responsável por 50% da entrega de água na rede pública de Marília, ainda será gradativa, conforme ponderou a nova concessionária do saneamento básico.
“Com o sistema de adução restabelecido, a água captada será devidamente tratada e distribuída em volumes necessários para suprir os níveis críticos dos reservatórios, que rapidamente esvariaram após o incidente”, afirmou a RIC Ambiental.
Localizado próximo à Fundação Casa, o segundo recalque da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Peixe ajuda a bombear a água captada no rio para o alto da formação rochosa, onde fica a cidade.
Ainda segundo a RIC Ambiental, o abastecimento do Sistema Peixe deverá estar normalizado “nos próximos dias”. Apesar do reparo, a concessionária pede à população que economize água “em função das altas temperaturas”.
Até a publicação desta reportagem, apenas um dos 11 reservatórios de água em Marília estava com capacidade em alerta (abaixo dos 50%), segundo aferição horária. A maioria estava acima dos 60%.
No entanto, a quantidade de água disponível varia de acordo com o consumo, cujo excesso pode baixar os níveis dos reservatórios, provocando picos de baixa oferta do líquido ou até interrupção do serviço.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!