Candidatos usam estética e roupas para construção de imagem na eleição
Além das palavras, as roupas que os candidatos à Prefeitura de Marília usam podem indicar o tom que pretendem empregar em suas campanhas. A construção da imagem em campanhas eleitorais é crucial na percepção do eleitor, sendo que as roupas, cores e estética geral dos candidatos transmitem mensagens para os eleitores.
As campanhas eleitorais de Marília demonstram como a estética e a escolha de elementos visuais desempenham um papel crucial na construção da imagem de cada candidato.
De estilos mais formais e tradicionais a abordagens mais descontraídas e acessíveis, os candidatos utilizam a estética como uma ferramenta estratégica para refletir suas personalidades e posicionamentos políticos, criando uma conexão emocional e visual com o público.
Em um cenário em que a imagem é cada vez mais valorizada, entender como cada candidato se apresenta é fundamental para compreender as dinâmicas da comunicação política contemporânea.
O Marília Notícia conversou com especialistas marilienses, que avaliaram o estilo dos seis nomes que concorrem ao cargo máximo do Executivo municipal. Os candidatos de Marília foram analisados por Beatriz Santana, bacharel em Moda, professora de Ensino Superior e especialista em Metodologia; e também Danilo Lindolfo, empresário e designer de moda.
Para Danilo Lindolfo, o candidato Vinicius Camarinha (PSDB), aposta normalmente em camisas claras de alfaiataria e jeans escuros para compor seu visual. Seu cabelo mais alongado e a barba ‘crescida’ transmitem seriedade e acessibilidade. A escolha de uma barba um pouco mais longa é uma estratégia para comunicar maturidade, considerando que ele iniciou sua carreira política ainda muito jovem.
“Vinicius mantém essa imagem há alguns anos, optando por cores como branco e azul claro em suas aparições públicas, que transmitem limpeza e tranquilidade”, explica Lindolfo.
Beatriz Santana destacou que nos vídeos e fotos publicados em seu feed no Instagram, Vinicius aparece frequentemente vestindo uma camisa branca com mangas dobradas até a altura dos cotovelos, o que reforça uma imagem de juventude e proximidade.
“A camisa de botões e gola, por sua vez, contribui para uma percepção de seriedade, fundamental para convencer os eleitores, e ao contrário de anos anteriores, quando costumava estar sempre com a barba feita, o candidato agora aparece com a barba por fazer, mas não desleixada, um estilo que pode ser interpretado como um esforço para transmitir mais autoridade, seriedade e maturidade”, conta Beatriz.
Ela também afirmou que as cores predominantes da campanha de Vinicius são o amarelo, transmitindo otimismo e jovialidade, além do azul, frequentemente associado a ideias de ordem, confiança e verdade
“Essas cores não apenas representam as do partido, mas também remetem à bandeira nacional, evocando um sentimento de patriotismo”, revela Beatriz.
Beatriz Santana identificou que, diferentemente de Vinicius, que opta por não usar paletó em sua foto de campanha, João Pinheiro (PRTB) aparece frequentemente trajando terno, tanto em sua imagem principal quanto em várias outras postagens.
“Essa escolha confere a ele uma imagem mais séria, rígida e autoritária. Embora as cores predominantes em sua campanha também sejam o azul e o amarelo, os tons escolhidos por João são mais escuros, transmitindo força, autoridade, formalidade, seriedade, credibilidade e poder. Esses mesmos atributos são reforçados pelas linhas mais retas de sua barba”, avalia a especialista em moda.
Danilo Lindolfo avaliou que, em suas aparições públicas, João Pinheiro transmite sofisticação, através de suas escolhas de vestuário.
“Ele frequentemente usa camisas, jaquetas, blazers e óculos escuros, sendo o candidato masculino com a imagem mais produzida. As cores predominantes em sua campanha são azul cobalto, que transmite poder e autoridade”, diz o designer de moda.
Lindolfo explicou que a combinação de peças casuais, como tênis e camisetas, com itens formais, como blazers e camisas, é a proposta de Garcia da Hadassa (Novo).
“Essa técnica, conhecida como Hi-Lo na moda, traz dinamismo e inovação à imagem. Hadassa tem adotado uma estética contemporânea e jovem em suas aparições, incorporando cores como laranja, grafite e azul”, diz Danilo Lindolfo.
Para Beatriz Santana, Garcia da Hadassa é um candidato com forte presença no Instagram. Ele destacou que ele aparece de diferentes maneiras em suas mídias, ora de terno, ora de camiseta, o que sugere uma personalidade descontraída e receptiva.
No entanto, em sua foto oficial de campanha, ele opta por um traje social, o que busca transmitir mais seriedade.
“A cor predominante em seu perfil é o laranja, marca registrada do partido. O laranja é uma cor quente e vibrante que encoraja novas atividades, estimula a espontaneidade e sinaliza transformação, refletindo o espírito de mudança que o candidato deseja passar”, explica Beatriz Santana.
Assim como outros candidatos mencionados, Beatriz Santana observou que Ricardinho Mustafá (PL) opta por manter a barba, uma estratégia para comunicar maturidade e seriedade. Ela avaliou que o candidato utiliza em sua campanha todas as cores da bandeira nacional, com destaque para o verde.
“Essa cor, além de simbolizar esperança, tem uma forte ligação com a natureza, frequentemente associada a sensações de relaxamento e proteção, como quando contemplamos uma paisagem natural. Mesmo que de forma involuntária, o candidato transmite essa tranquilidade ao usar, em várias de suas publicações, camisetas polo verdes. Embora não seja uma camisa formal, a escolha demonstra um certo cuidado com a aparência e uma intenção clara na construção de sua identidade visual”, diz a profissional de Moda.
Danilo Lindolfo também mencionou a escolha da camisa polo verde, além do jeans preto como principais escolhas de Ricardinho Mustafá.
“Ele traz uma imagem prática e acessível, ele não utiliza acessórios, ou peças muito elaboradas. Essa estratégia visual busca comunicar um candidato que é tanto competente quanto próximo do eleitorado, sua principal escolha de cor é verde, que representa esperança”, analisa Lindolfo.
O designer de moda destacou que Nayara Mazini (Psol) modificou sua imagem em relação ao pleito anterior, adotando uma imagem mais produzida na campanha de 2024.
“Ela frequentemente usa cabelo modelado, maquiagem elaborada e acessórios como brincos e colares. Peças como camisas em alfaiataria e saias, predominantemente nas cores roxo, magenta e branco, que comunicam delicadeza, cuidado e nobreza”, revela Danilo Lindolfo.
Para Beatriz Santana, Nayara Mazini utiliza elementos visuais que reforçam sua imagem de força. Em sua campanha, a cor predominante é o púrpura, que evoca respeito, nobreza e está associada à energia cósmica e à inspiração espiritual.
Ela também destacou que na primeira foto do seu feed do Instagram, Nayara Mazini aparece com o punho fechado, unhas pintadas em tons fortes e mãos posicionadas sobre o bíceps, numa postura que transmite autoconfiança e determinação
“Essa escolha de cor, por si só, já chama atenção, mas Nayara vai além. Seus olhos, sempre marcados por sombras intensas, reforçam uma expressão de autoridade. A candidata opta por roupas de cortes retos e acessórios como colares e brincos de pérolas, destacando um estilo clássico que comunica seriedade e comprometimento com a sua imagem”, analisa Beatriz.
Segundo Beatriz Santana, Lilian Miranda (PCO) adota uma abordagem bem diferente da outra mulher que disputa a Prefeitura de Marília. Em seu perfil no Instagram, ela frequentemente aparece vestida de forma bastante casual, usando shorts, camiseta e chinelos, o que não transmite a mesma seriedade e autoridade vistas nas campanhas dos outros candidatos.
“No entanto, essa escolha pode ser interpretada como uma tentativa de se aproximar mais do povo, mostrando-se como alguém acessível e simples. A cor predominante em seu perfil é o vermelho, que não apenas remete à identidade do seu partido, mas também é uma cor vibrante que atrai atenção e desperta entusiasmo e reações fortes. Ainda assim, ao analisar o conteúdo de suas mídias, percebe-se que Lilian parece não investir de maneira estratégica em sua imagem digital”, destaca Beatriz.
Danilo Lindolfo também afirmou que Lilian Miranda adota uma imagem comum e acessível. Sem recorrer a maquiagem e penteados elaborados, ela opta por um visual cotidiano.
“Em suas aparições públicas, costuma usar calças jeans e camisas polo vermelhas, uma cor associada ao seu partido e que transmite coragem, desafio e urgência, posicionamento coerente com os ideais de seu partido”, afirma Lindolfo.
O designer de moda destacou que além da imagem, é importante que os eleitores se informem sobre os candidatos e suas propostas.
“A imagem é crucial, mas na hora de votar no dia 6 de outubro, a escolha deve ir além disso. Pesquise as propostas do seu candidato, seu histórico, assista aos debates, discursos e escolha de forma responsável”, diz Danilo Lindolfo.