Água do Sistema Peixe deve voltar às torneiras hoje, diz concessionária
Afetado por um incêndio ocorrido na manhã deste domingo (8), o abastecimento de água do Sistema Peixe – responsável por 50% do consumo em Marília – deve estar normalizado até o final da tarde desta segunda-feira (9).
A informação é da RIC Ambiental, concessionária que assumiu os serviços do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), esse transformado nesta segunda-feira em agência reguladora e fiscalizadora.
A empresa entrou oficialmente em operação nesta segunda-feira (9) após expedição da ordem de serviço pelo prefeito Daniel Alonso (PL), publicada na edição de sábado (7) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
DANOS E REPAROS
Em nota, a RIC Ambiental informou que transformadores e painéis elétricos do 2º recalque da Estação de Tratamento de Água (ETA) foram danificados pelo fogo, interrompendo as operações.
A empresa explicou que o incêndio “comprometeu todos os cabos” da cabine primária da bomba B-2. Ainda do domingo (8), o cabeamento da bomba reserva foi substituído para que o sistema fosse recuperado em 50% de sua capacidade.
“As equipes trabalham agora na troca do cabeamento da segunda bomba da operação e, assim que o procedimento for concluído, será testada a capacidade funcional do segundo transformador para restabelecimento da operação integral desse sistema”, informou a RIC Ambiental.
CONTINGENCIAMENTO
A previsão da concessionária é que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde. Contudo, até lá, a empresa informou que adotará “medidas imediatas” para garantir o abastecimento prioritário.
Entre as providências está “o aluguel de caminhões-pipa para atender os serviços essenciais como hospitais, escolas, UPA e residências com necessidades médicas especiais”, segundo informou a empresa.
“A RIC Ambiental chega com o compromisso de garantir a segurança e continuidade do serviço para o bem-estar da população, com transparência e agilidade para resolver situações emergenciais e restabelecer o abastecimento de água o mais rápido possível”, concluiu.
BAIXA EM RESERVATÓRIOS
Enquanto ainda ocorriam os reparos no Sistema Peixe, pelo menos quatro reservatórios que dependem deste abastecimento estavam em situação de alerta, conforme aferição horária disponível no site do ainda Daem.
A situação mais crítica era do reservatório do bairro Fragata, com apenas 19% de água disponível. Os da avenida República e do bairro São Miguel, ambos na zona norte, e o da sede, Centro, estavam em 21%, 33% e 38%, respectivamente.
Os demais reservatórios estavam “no azul”, com capacidade igual ou superior a 50%, mas com possibilidade de entrar na faixa amarela de alerta à medida que o consumo aumentar ao longo do dia.