Fumaça persiste em Marília e rebaixa ainda mais a qualidade do ar
Marília amanheceu novamente sob uma espessa camada de fumaça nesta quinta-feira (5), depois de mais uma noite de incêndios registrados na cidade e na região.
Ontem em Marília, um incêndio de grandes proporções destruiu três residências no bairro Alto Cafezal, próximo ao Centro. Os bombeiros contiveram as chamas. E, apesar de não haver registro de feridos, os proprietários dos imóveis perderam tudo.
Ao Marília Notícia leitores relataram o surgimento de novos focos próximos da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona leste; na Via Expressa, zona sul; e no entorno da região norte, próximo ao posto Gigantão. Também há registro de incêndio desde o último sábado (31) em trecho às margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153).
O Corpo de Bombeiros confirmou ao MN as ocorrências informadas pelos leitores e informou que tem trabalho com várias equipes para conter as queimadas na cidade e em seu entorno.
PIORA DO AR
O acúmulo de fumaça rebaixou ainda mais a qualidade do ar em Marília. Segundo aferição horária disponível no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o status da cidade baixou de “moderada” para “ruim”.
Por volta das 8h40, a qualidade do ar caminhava para “muito ruim”, a penúltima escala antes da “péssima”. O motivo principal da piora é o acúmulo de partículas inaláveis no ar, seja de fumaça ou fuligem provocada pelas queimadas.
Segundo a Cetesb, o status de “ruim” é prejudicial principalmente às “pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças” pelo agravamento de sintomas. Os efeitos mais comuns são ardor nos olhos, garganta e nariz, tosse seca e cansaço.
NORMALIDADE
Apesar da piora da qualidade do ar, o atendimento segue “dentro da normalidade para esta época do ano” em unidades básicas de saúde e de pronto atendimento do município, segundo informou a Prefeitura de Marília.
“Devido às questões climáticas, há sim um aumento das patologias respiratórias tanto em crianças como nos adultos e idosos”, afirmou a médica da supervisão de urgência e emergência da Saúde, Vivian Regina Affonso.
Nesta quinta-feira (5), os termômetros devem marcar até os 37°C, segundo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). O calor e a fumaça redobram os cuidados com a saúde, seja de hidratação, alimentação leve a evitar se expor ao sol das 10h às 16h.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!