Saúde desponta como uma das principais preocupações em planos
Marília se prepara para escolher seu próximo prefeito e a Saúde desponta como uma das principais preocupações da população. Entre os candidatos que disputam o cargo, todos destacam em suas propostas o compromisso de transformar o sistema de Saúde, prometendo melhorias que, se concretizadas, podem elevar a qualidade dos serviços prestados à população.
As promessas variam, mas convergem para objetivos comuns, como a criação de novas unidades de saúde, a eliminação das longas filas de espera para consultas, a valorização dos profissionais com melhores salários, a contratação de mais médicos e a distribuição eficaz de medicamentos. Essas iniciativas são vistas como essenciais para garantir um atendimento mais ágil e humanizado.
Caso as propostas sejam implementadas nos próximos quatro anos, Marília pode dar um salto na qualidade e contar com um sistema de saúde comparado a padrões elevados, de serviço digno e eficiente.
VINICIUS CAMARINHA
Vinicius Camarinha (PSDB) quer construir novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), além de reformar todas as que já existem, adaptando às normas técnicas de acessibilidade, segurança e prevenção de emergências. Ele pretende contratar mais médicos e equipes multiprofissionais, garantindo ainda saúde para a população de áreas rurais.
Algumas unidades devem ter o horário ampliado, oferecendo atendimento noturno. Vinicius pretende ainda disponibilizar internet gratuita para os usuários de unidades de Saúde, além de integrar os serviços digitais, prontuários e informações dentro do município. Um aplicativo deve ser disponibilizado para que a população tenha acesso ao histórico de saúde de forma digital.
O candidato quer ampliação do programa Melhor em Casa e fortalecer o Brasil Sorridente. Prevenção e diagnóstico precoce do câncer, inclusive na infância, além de retomar o fortalecimento de atenção pré-natal e pós-natal, para garantir um bom começo de vida para todas as crianças.
Vinicius pretende criar o Poupatempo da Saúde, um centro de especialidades médicas, evitando que as pessoas fiquem anos esperando consultas, no prédio onde hoje funciona o Hospital Materno Infantil (HMI). O retorno da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) é uma prioridade, assim como transformar o PA da zona sul em UPA, além de construir mais uma Unidade de Pronto Atendimento para a cidade.
NAYARA MAZINI
A candidata Nayara Mazini (Psol) pretende promover a construção de novas Unidades de Saúde, contratação de recursos humanos por meio de concurso público, inclusive psicólogos, para ampliação das estratégias de prevenção e promoção em saúde. Ela também quer o retorno da dispensação de medicamentos nos postos de Saúde e ampliação do programa de Farmácia Popular.
Na área da saúde mental, a candidata quer um Caps com atendimento 24h, com ampliação de leitos para internações em hospital geral. Ela afirmou que pretende a implantação de Caps Álcool e Drogas do município e reestruturação do Caps Infanto-Juvenil, com programas de prevenção de psicoses e do uso abusivo de drogas na infância e juventude, além de fortalecimento de programas de prevenção e pósvenção ao suicídio, além de atenção à Saúde do Trabalhador.
A criação de um Ambulatório de Especialidades Médicas e mutirões para diagnóstico, exames e pequenas cirurgias, para zerar as filas de espera. Também pretende criar um Centro de Referência do Autista, com atenção integral por meio de consultas, diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional, especialmente fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e neurologia, com acesso a medicamentos e nutrientes, com promoção de ações em modalidades esportivas e de inclusão social.
Nayara também quer uma política pública municipal de atenção à população LGBTQIAPN+, valorização dos profissionais da Saúde, com plano de carreira, cargos e salários, além de capacitação permanente e contratação de médicos, agentes. O tratamento com cannabis medicial no SUS também é um de seus projetos.
GARCIA DA HADASSA
Em seu plano de governo, Garcia da Hadassa (Novo) afirma que o foco será na qualidade do serviço ofertado na Saúde, acolhendo as pessoas com cordialidade e humanidade, reduzindo as filas e o tempo de espera no atendimento, examinando os pacientes com atenção, delicadeza e suavidade.
O candidato pretende reformar e manter as unidades de saúde com servidores treinados, para humanizar o atendimento e o tratamento com eficácia da população. Seu plano de governo afirma que colocará farmácias nos postos de saúde, oferecendo remédios necessários ao tratamento nos locais de atendimento. Portadores de doenças crônicas receberão os remédios em casa.
Ele também prevê agendamentos de consultas, exames, cirurgias, retiradas de remédios e tratamentos pelo celular. Garcia quer a construção de outra Unidade de Pronto Atendimento (UPA), funcionando 24h por dia na zona oeste de Marília, além de manutenção da UPA norte e Pronto Atendimento (PA) sul.
Garcia quer finalizar o contrato de terceirização do Samu, incentivar médicos jovens a trabalhar na rede municipal e trabalhar para instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na zona norte e outro na zona sul, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, além de outras propostas.
LILIAN MIRANDA
Lilian Miranda, candidata do Partido da Causa Operária (PCO), afirmou que a Saúde deve ser toda estatal. Se for eleita, pretende “retirar os serviços públicos das mãos dos capitalistas privados, principalmente na Saúde”.
A candidata afirmou que será o fim da atuação das organizações sociais (OSs) e terceirizações. Se for eleita, pretende promover a contratação imediata de funcionários, para acabar com o déficit da saúde.
Ela pretende ainda reajustar o salário desses servidores para um salário mínimo vital. O valor seria de aproximadamente R$ 7 mil.
JOÃO PINHEIRO
O candidato João Pinheiro (PRTB) quer ampliar as campanhas de conscientização e prevenção da dengue, fazendo parcerias com instituições de pesquisas e reforçando a infraestrutura da saúde. Ele pretende aumentar o número de agentes e garantir atendimento rápido e eficiente aos pacientes com suspeita de dengue.
João Pinheiro pretende ampliar e melhorar o atendimento da saúde, garantindo acesso rápido e de qualidade para a população, com modernização das unidades e foco no atendimento humanizado. Para reduzir filas, pretende fazer parcerias público-privada (PPPs) com clínicas privadas, além de criar programas de prevenção e educação em saúde.
Se for eleito, João Pinheiro pretende implantar sistemas de gestão para melhorar a eficiência e transparência na Saúde. Ele ainda destacou a necessidade de treinamento e capacitação contínua dos profissionais, bem como parcerias com universidades e centros de pesquisa para atualização constante das práticas de saúde.
RICARDO MUSTAFÁ
O candidato Ricardinho Mustafá (PL) quer garantir atendimento médico de qualidade e acessível para todos em Marília. Ele divulgou em seu plano de governo que pretende a construção de uma USF para atender a população do Parque das Nações e Marina Moretti; USF Terras de São Paulo e USF Altos do Palmital, sendo que várias unidades devem passar por reformas durante o seu mandato.
Mustafá quer implantar seis equipes de Saúde da Família e quatro de Atenção Primária, ampliar a modalidade do Consultório de Rua, e criar espaços e centros de convivência e lazer. O candidato também quer a implantação do SUS Digital na Atenção Básica e ampliação de cotas de exames.
O documento em que traz as propostas para a Saúde diz que será feita a contratação de agentes e outros profissionais de saúde, conforme a necessidade de cada equipe. Ele pretende implementar a Política Nacional de Humanização (PNH), fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Integração Ensino-Serviço-Pesquisa, bem como reestruturar o território da Rede de Atenção Primária.
Ricardinho quer a criação do programa Saúde Rural, com um local específico para atendimento aos trabalhadores do campo, criar um Centro de Diagnóstico Municipal, exclusivo para exames de imagens e implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) cirúrgico para a Microrregiçao de Marília, e também de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) centro-oeste.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!