MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 21 ago. 2024
PATRIMÔNIO

Complexo Cultural Braz Alécio é alvo de vandalismo e invasão na madrugada

Ainda é apurado se a mulher teve acesso a ambientes como a Galeria de Artes e o Museu de Paleontologia, onde são mantidos acervos.
por Carlos Rodrigues
Danos na porta da frente do Complexo Cultural (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Uma mulher ainda não identificada depredou e invadiu na madrugada desta quarta-feira (21) o Complexo Cultural Braz Alécio, na avenida Sampaio Vidal, cruzamento com a avenida Rio Branco. O prédio da antiga biblioteca faz parte de um conjunto de instalações culturais, que inclui a Galeria de Artes, Museu de Paleontologia, a a sede do Clube de Cinema de Marília e auditórios.

Segundo as primeiras informações apuradas junto à polícia, a acusada parou seu carro nas imediações do Complexo, por volta da 1h30. Ela desceu e, em seguida, quebrou o vidro de uma das portas principais do prédio.

Após danificar a estrutura, a mulher conseguiu entrar no complexo, caminhou pelo interior enquanto falava ao celular e observou o ambiente por alguns minutos.

Ela então deixou o prédio e saiu de carro. A Galeria de Artes e o Museu de Paleontologia mantêm relevantes acervos históricos.

A Polícia Militar foi acionada e chegou ao complexo nas primeiras horas da manhã. Equipe de perícia do Instituto de Criminalística (IC) foi acionada para coletar evidências.

Chegada de peritos foi aguardada antiga biblioteca (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A motivação por trás da invasão segue desconhecida e o caso será apurado pela Polícia Civil, que aguarda o registro dos detalhes já apurados pela Polícia Militar e peritos.

PERFIL INCOMUM

Embora a situação tenha levado a suspeitas de que se tratava de uma pessoa em situação de rua, a maneira de agir da invasora chamou a atenção. Ela teria chegado dirigindo o próprio carro e usava o telefone durante a ação, o que afastou a hipótese de vandalismo por andarilho.

Em nota, a Prefeitura informa que a ação foi captada pelo circuito de videomonitoramento e um boletim de ocorrência foi registrado.

“Conforme o vídeo, trata-se de uma mulher morena, de cabelos pretos que, minutos antes do vandalismo, desce de um veículo estacionado nas proximidades. Ela fala ao celular e, de repente, dá um pontapé no vidro da porta principal do prédio público. Facilmente, entra no prédio onde funciona também a Galeria Municipal de Artes e o Museu de Paleontologia. Já no interior, caminha pelos corredores e tenta abrir uma porta, mas não consegue. Minutos depois, sai pelo mesmo buraco aberto com a depredação do vidro, não se fere e foge”, relata.

O documento afirma ainda que toda a movimentação externa e interna foi gravada pela Central de Videomonitoramento (Ronda Azul) mantida pela Prefeitura. “Nada foi roubado, mas a mulher aparentemente nervosa pode ser presa a qualquer momento porque o rosto dela aparece nitidamente nas câmeras de segurança”, completa.

Atos de vandalismos ao patrimônio público podem se enquadrar no artigo 163 do Código Penal, o qual descreve como “destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma União, Estado ou município é considerado crime”, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
  • 4
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie