Com números ruins, Mustafá mira Vinicius mas precisa antes superar Garcia
Publicada na última segunda-feira (19), a segunda pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Marília mostrou que o candidato do governo, Ricardo Mustafá (PL), manteve-se estagnado em relação ao levantamento anterior, considerando a margem de erro dos estudos.
Em julho, Mustafá aparecia com 6,8% das intenções de votos, segundo a Paraná Pesquisas, cuja margem de erro anunciada era de 3,8% – a exata diferença, para menos, do resultado divulgado pela Colectta Instituto de Pesquisa e Estatística.
Enquanto isso, Vinicius Camarinha (PSDB) manteve sua vantagem isolada na frente da corrida eleitoral ao paço municipal, com oscilação de 48,3% para 43,67% e Garcia da Hadassa (Novo) cresceu de 12,5% para 18,50%, segundo as pesquisas.
É importante destacar que essas pesquisas citadas foram realizadas por diferentes institutos, com metodologias distintas e um número variável de entrevistados.
Essas diferenças podem influenciar os resultados apresentados, gerando variações nos percentuais de intenção de voto entre os levantamentos. Portanto, é necessário considerar esses fatores ao comparar os números das pesquisas e interpretar os dados com cautela.
Apesar disso, o recuo na intenção de votos desagradou o comitê de Mustafá que, ainda na segunda-feira (19), questionou o resultado na Justiça Eleitoral de Marília com alegação de supostas irregularidades cometidas pela Colectta.
Menos de 24 horas depois, o juiz eleitoral Marcelo de Freitas Brito, da 400ª Zona Eleitoral de Marília, negou o pedido do PL. “Não verifico a presença de plausibilidade do direito invocado pelo representante”, escreveu Brito.
Apesar da derrota na Justiça Eleitoral, o PL protocolou no Ministério Público Eleitoral (MPE) e na Polícia Federal (PF) pedidos para apuração com as mesmas argumentações de “possível fraude e suspensão da divulgação da pesquisa”.
COMPARAÇÃO
Além do partido, a comunicação oficial da campanha de Ricardo Mustafá nas redes sociais subiu o tom das críticas a Vinicius Camarinha com postagens diretas e indiretas, publicadas desde o fim de semana passado.
Ainda no domingo (18), uma foto em preto e branco do deputado estadual foi publicada com os dizeres ‘Ele quer voltar a ser prefeito de Marília, mas você lembra como ele deixou a Prefeitura?’, direciona a um carrossel de imagens relacionadas a problemas que Vinicius enfrentou quando foi prefeito.
“É a verdade contra a mentira. É quem quer fazer Marília avançar contra quem deixou a cidade abandonada, afundada na lama, no lixo e no caos”, afirma Mustafá em postagem denominada ‘a verdade prevalecerá’.
META DE POLARIZAÇÃO
Até o momento, a campanha digital de Mustafá tem evitado direcionar críticas a Garcia da Hadassa (Novo). No entanto, é a posição de Garcia, conforme apontam as pesquisas, que a equipe de Mustafá almeja alcançar rapidamente. Nos bastidores o descontentamento entre os apoiadores de Ricardinho é evidente, com críticas intensas direcionadas a Garcia.
Para chegar até lá, e vislumbrar uma eventual polarização com Vinicius, Mustafá conta com apoio da máquina pública, lastreada pelas obras apresentadas pelo prefeito Daniel Alonso (PL) em período eleitoral, e com recursos de campanha.
Em contrapartida, o candidato segue com o desafio de desvencilhar sua campanha à administração municipal que o indicou como eventual sucessor, carregada pelos desgastes de oito anos de gestão.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!