Educação de Marília supera Estado e país no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) que avalia a educação pública no país, divulgado nesta última quarta-feira (14), aponta que o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano de Marília superou as médias estadual e nacional.
Para a Prefeitura, Marília voltou a ser destaque nacional pelo elevado desempenho e rendimento dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental – de 1º ao 5º ano.
Conforme os resultados do Ideb, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o desempenho dos alunos da rede municipal ficou acima das médias do Estado de São Paulo e do Brasil, com nota 6,9.
A média nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) atingiu 6,0 e a média estadual foi de 6,5.
“O desempenho dos nossos estudantes comprova o quanto os nossos professores, diretores, supervisores de ensino e todos os servidores que se dedicam às nossas escolas, à nossa rede, estão comprometidos em ensinar, em preparar nossas crianças para o crescimento”, declarou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL).
No mesmo dia em que o Ideb confirmou o desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino de Marília, o chefe do Poder Executivo lançou no Jardim Flamingo, zona Oeste, a pedra fundamental da 7ª escola que será construída por sua gestão.
O novo complexo educacional contará com centro esportivo e vista para o vale. As obras de terraplanagem já começaram e serão ofertadas 200 vagas para alunos da Educação Infantil e 300 para as séries do Ensino Fundamental. A nova unidade de ensino será denominada Professora Marilena Portella Di Russo.
O Ideb de Marília é superior a cidades de mesmo porte e outras maiores, a exemplo de Presidente Prudente (6,6), Ribeirão Preto (5,9), São José dos Campos (6,8), Rio Preto (6,4), Bauru (5,9), Botucatu (6,3), Campinas (5,6), Garça (6,4), Paraguaçu Paulista (6,5), Araraquara (6,3) e Assis (6,3) e outras.
IDEB 2023
- Anos iniciais (1° a 5° ano do Ensino Fundamental): a média aumentou para 6,9 em 2023, comparada aos 6,5 de 2021, mas inferior aos 7,2 de 2019;
- Anos finais (6° a 7° ano do Ensino Fundamental II): a média se manteve em 5,4, estável em relação a 2021 e abaixo dos 5,5 de 2019;
- Ensino Médio: a média foi de 4,6, igual a 2021 e abaixo dos 4,8 de 2019.