Com 301 candidatos, Câmara tem disputa por 17 cadeiras nesta eleição
Com o encerramento do registro nas candidaturas na quinta-feira (15) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos e federações de Marília finalizaram a indicação à Câmara Municipal de Marília.
Ao todo, foram apresentados 301 nomes por 22 partidos – Avante, Cidadania, DC, MDB, Mobiliza, Novo, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PP, PRD, PSB, PSD, PSDB, Psol, PT, PV, Solidariedade, Republicanos e União Brasil.
Apesar da cota de representatividade de mulheres nas chapas, homens ainda serão maioria entre as opções nas urnas em Marília. As legendas registraram 202 candidatos e apenas 99 candidatas – três homens para cada mulher.
Embora registradas, as candidaturas ainda serão julgadas pelo TSE que as definirá como deferidas ou não, cabendo eventual recurso a ser analisado durante o processo eleitoral.
17 X 1
Independentemente do gênero, as 301 candidaturas concorrerão às mesmas 17 cadeiras que estarão em disputa nas urnas para a próxima legislatura. São quatro assentos a mais que no atual plenário.
A média é de 17 candidaturas por vaga. Serão declarados eleitos os mais votados entre aqueles que conseguirem ao menos 10% ou 20% dos votos válidos, desde que seus partidos ou federações alcancem o quociente eleitoral.
Nestas eleições, cada legenda ou federação terá que somar sua própria quantidade de votos. A coligação partidária é válida apenas para a disputa da chefia do Executivo. As eleições municipais acontecem em 6 de outubro em todo o país.