Lançamento de Garcia da Hadassa tem população surda e tradutores de Libras
A convenção municipal, na última sexta-feira (26), que oficializou o nome de Garcia da Hadassa (Novo) para a Prefeitura, teve a participação da população surda e contou com duas tradutoras e intérpretes de Libras.
“É a primeira vez que um candidato a prefeito de Marília convida a comunidade surda para a convenção, para que a gente possa conhecer as propostas e serem apresentadas pelos candidatos para a Prefeitura e para a Câmara”, disse a tradutora e intérprete de Libras, Julia Carolina Martins.
A população surda presente no lançamento partidário acompanhou todo evento através de duas profissionais, que realizaram a tradução e interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao lado do palco.
“Os surdos precisam se inteirar na política e na sociedade. Foi muito importante o que o Garcia da Hadassa fez. A inclusão cumprida nesta noite garante esse direito. Eles devem decidir em quem votar, identificando quem dará o apoio que precisam após eleito”, ressaltou a segunda tradutora e intérprete de Libras, Luci Mayre Fiorentino.
Luci Mayre acrescentou, ainda, que essa parcela da população estuda, trabalha, paga impostos e vota. “São cidadãos e não podem ser esquecidos”. Em Marília há aproximadamente três mil pessoas surdas, representados pelo grupo presente no lançamento partidário do Novo.
Segundo a legenda, o forte apelo visual da convenção, tomada pela “Onda Laranja”, com longos cordões de bexigas, camisetas e adereços da nessa mesma cor, além de banners e vídeos, também ajudou na inclusão das pessoas surdas, que sentiram a energia do evento com a mesma intensidade que os demais.