Vera Cruz deve ter disputa entre Davoli e Renata e cerca de 80 candidatos a vereador
As eleições em Vera Cruz devem contar com aproximadamente 80 candidatos para o Legislativo em meio a uma disputa entre os pré-candidatos a prefeito, Rodolfo Davoli (Republicanos), atual chefe do Poder Executivo que tenta a reeleição, e Renata Devito (PSDB), ex-prefeita que busca o terceiro mandato.
De um lado, Davoli terá o apoio do seu partido, o Republicanos, além de PL, PSD, PP e MDB. A convenção do atual chefe do Executivo será neste domingo (21), às 8h30, no salão da Igreja Tenrikyo, na rua José Bonifácio, 410, Centro.
De acordo com Davoli, 50 nomes serão oficializados no evento como candidatos à vereança pelos partidos da coligação majoritária. O atual vice-prefeito Gabriel Santana (PSD) permanecerá como candidato a vice de Davoli.
Em entrevista recente ao Marília Notícia, o prefeito declarou ter acabado com “acordos politiqueiros” e que governou de maneira igualitária para todos. Ele criticou Devito e destacou que conta com a avaliação positiva da população, além de uma gestão técnica, para continuar à frente de Vera Cruz.
Já a ex-prefeita Renata Devito tentará seu terceiro mandato para, segundo ela, “resgatar investimentos importantes nas áreas da saúde e social” e ainda corrigir o que chama de “injustiça”, que teria sofrido em 2020. “Não pude ser avaliada pela população nas urnas. Fui cassada injustamente pela Câmara e depois a decisão foi anulada”, afirma.
A convenção de Renata está agendada para o dia 27 de julho, às 19h, no comitê político Ordem e Progresso, localizado na rua Paulo Guerreiro Franco, 683, no Centro. Cerca de 30 candidatos a vereador serão oficializados pelo PSDB, Cidadania, PSB e União Brasil.
Outras candidaturas a prefeito ainda podem movimentar Vera Cruz nesta reta final das convenções. O ex-vice-prefeito na última gestão de Renata e que governou a cidade por poucos meses em 2020, o empresário Paulinho Haraguchi, anunciou sua pré-candidatura nas redes sociais. Ele está filiado no Mobiliza e tem o apoio do Podemos.
Conforme apurado pelo Marília Notícia, o PT também estaria articulando um nome para a disputa da Prefeitura de Vera Cruz.
Até o dia 15 de agosto, quando os registros das candidaturas deverão ser concluídos junto à Justiça Eleitoral, o município poderá ter oficialmente quatro candidatos a prefeito.
O arquiteto e ex-prefeito de Vera Cruz, Fernando Garcia Simon, que foi eleito em 2012 pelo PT, não deve concorrer neste ano.