Partidos entram na reta final para articular apoios nas eleições em Marília
Com a aproximação das eleições municipais deste ano, as articulações políticas em Marília estão em foco. Os principais candidatos já fecharam os apoios e estão intensificando suas negociações em busca dos partidos que ainda não se posicionaram.
Até o momento, o deputado estadual e ex-prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), tem se destacado nas negociações. A coligação que apoia Camarinha inclui a Federação PSDB/Cidadania, além de partidos como PP, MDB, Solidariedade, Avante e Podemos. Com a ampla aliança, Vinicius busca recuperar o cargo de prefeito, utilizando sua experiência como trunfo eleitoral.
O advogado Ricardo Mustafá (PL), candidato indicado pelo prefeito Daniel Alonso (PL), além da sua legenda, está sendo apoiado pelo Mobiliza e Democracia Cristã. Ele conta com a estrutura e a influência da atual administração para alavancar sua campanha.
Eduardo Nascimento (Republicanos), atual presidente da Câmara dos Vereadores, entra na reta final com suporte do Republicanos, União Brasil e PRD. Nascimento utiliza sua posição na Câmara para fortalecer sua candidatura.
O ex-delegado da Polícia Civil, Flávio Rino, conhecido como Vico (PV), também está na disputa e formou uma coligação entre PV, PT e PC do B. Respeitado na cidade e com muitos anos de serviços prestados na área da Segurança Pública, não fechou as portas para o ingresso de outros partidos na campanha.
O empresário Garcia da Hadassa (Novo) está em sua primeira tentativa de conquistar o cargo eletivo. Com uma ação voltada para inovação e eficiência na gestão pública, o pré-candidato ainda não divulgou outras legendas que apoiam o seu projeto.
Outro estreante é João Pinheiro (PRTB), também empresário, que se lança na política com propostas focadas no desenvolvimento econômico e na criação de empregos. Apesar disso, está aparentemente isolado, sem o anúncio do ingresso de outros partidos apoitando sua candidatura.
Duas importantes legendas em Marília ainda não definiram posicionamento. O PSD deve realizar sua convenção partidária até o final do mês. A sigla mantém contato com a base governista, mas conforme o Marília Notícia apurou, há uma grande possibilidade de fechar o apoio à candidatura de Vinicius.
A determinação para que isso aconteça teria partido da direção nacional do partido, através de Gilberto Kassab.
Já o PSB, apesar de não ter definido o lado até o momento, tem mais proximidade com o atual governo. A legenda conta com nomes dos vereadores Nechar e Evandro Galete.
CONVENÇÕES
A partir deste sábado (20), partidos políticos e federações poderão realizar sua convenções para escolha de candidatos a prefeito, vice e vereador. O prazo final é 5 de agosto, segundo o calendário eleitoral de 2024.
Em Marília, as deliberações partidárias já começam neste sábado (20). O PSB se reúne entre o meio-dia e 20h na Câmara Municipal, localizada na rua Bandeirantes, 25, Centro.
A sede do Legislativo receberá as convenções do Mobiliza, no domingo (21), a partir das 8h30, e do PDT, na segunda-feira (22), com início marcado para 18h30, segundo confirmaram as legendas.
Na sexta-feira (26) será a vez do partido Novo, às 20h, no hotel Sun Valley. No mesmo horário, o PRTB faz sua convenção na Chos Malal.
Já no sábado (27), o Republicanos, União Brasil e PRD promovem convenção na Câmara Municipal, às 9h. É a primeira com mais de uma sigla na agenda eleitoral em Marília.
No mesmo horário, na avenida Gonçalves Dias, 151, está prevista a convenção da federação formada pelo PT, PV e PC do B.
Em 3 de agosto, o PL, Mobiliza e o DC se reúnem a partir das 9h no Teatro Municipal. Às 10h será a vez da federação formada pelo PSDB e Cidadania, no Golden Palace.
Esta federação estará acompanhada do PP, Avante, Podemos e MDB. Até esta sexta-feira (19), outros partidos consultados pelo MN não haviam confirmado a data de suas convenções.